A Encarregada

de Sandra Henriques

 

Todas as manhãs, Albertina abre o portão mesmo que não venham visitas. Varre os trilhos entre os lotes, junta as folhas caídas numa pilha ao lado do barracão e abre latas de atum para os gatos do bairro.

Depois, senta-se no banquinho de plástico ao guichê, com a sua revista das cusquices das celebridades. Para pretexto de conversa, não para ler.

Todas as manhãs, eles vêm, curiosos, espreitam por cima do ombro dela pelo postigo e sussurram-lhe: «o que há lá fora?»

«Nada», responde Albertina enfastiada, sem levantar os olhos da revista. E, um a um, resignados, regressam às sepulturas.

 

*Este texto foi redigido segundo o Acordo Ortográfico de 1945

 

 

 

SOBRE A AUTORA

Sandra Henriques

Autora de guias de viagens da Lonely Planet, estreou-se na ficção em 2021, ano em que ganhou o prémio europeu no concurso de microcontos da EACWP com «A Encarregada», uma história de terror contada em 100 palavras. Integrou as antologias Sangue Novo (2021), Sangue (2022) e Dead Letters: Episodes of Epistolary Horror (2023). Em setembro de 2023, contribuiu com o artigo «Autoras de Terror Português» para a Enciclopédia do Terror Português, editada pela Verbi Gratia. Em março de 2022, cofundou a Fábrica do Terror, onde desempenha a função de editora-chefe.