Nos Esgotos

de Santiago Pérez Isasi

Nos esgotos, vivem coisas alegres e furtivas, coisas escuras que se reconstroem e dão lugar a outras novas com um estalido pouco visível e uma cálida bulbosidade. Estas coisas mexem-se tão lentas de um lado para outro que parecem estáticas. Debaixo das nossas ruas quotidianas, percorrem o mundo sem olhos nem vontade.

Estes seres nem sempre viveram nos esgotos: os esgotos foram construídos para conter estes seres. Eles não se importaram. Na sua lentidão de barro húmido, todos os dias são iguais ao anterior, ano após ano, século após século.

É preciso aceitar que estes seres babosos e cinzentos dos esgotos são mais felizes do que nós. Porque não conhecem a morte.

 

*Conto originalmente publicado (em espanhol) no volume Imposibles Impensables (Nazarí, 2016). A tradução para português é da autoria do autor.

 

 

SOBRE O AUTOR

Santiago Pérez Isasi

Santi Pérez Isasi é professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É autor dos volumes de contos Ilustre Ruritania Ilustrada (Ediciones Bárbaras, 2015) e Imposibles Impensables (Nazarí, 2016). Traduziu para a editora La Umbría y la Solana os romances O Caminho Imperfeito, de José Luís Peixoto, e Adoecer e Lillias Fraser, de Hélia Correia. É também um consumidor constante de terror, seja em formato literário ou audiovisual.