Chocolate

de Ana Rita Garcia

 

O chocolate traz-me à memória a abundância de tempos mais simples. Que luxo era poder dispensar dinheiro em guloseimas das quais, na verdade, não precisava. Depois de tudo, o dinheiro perdeu o valor e já nem recebo senhas de alimentação. Sou obrigada a saquear dispensas alheias para poder subsistir. Sim: roubar para comer. Não me orgulho… Mas, pelo menos, escolho apenas entrar em casas marcadas pela Protecção Civil. Aquelas em que se lê: «zero sobreviventes». Os mortos não precisam de comer, e eu sim. Eu ainda não estou morta.

Entrei sorrateira nesta casa que cheira a pó e a humidade para tentar a minha sorte. Arrisco contaminar-me, porém a fome corrói-me por dentro. Para meu consolo, estes desgraçados tinham os armários cheios quando o vírus os levou. 

Encho a mochila com os enlatados e, na última prateleira, encontro o meu tesouro: uma barra de chocolate. Não me contenho e encho a boca com a iguaria. Suspiro. Sorrio. Gargalho… E, agora, choro com a boca ainda cheia de chocolate. Como é que chegámos a isto? Cega na minha lamentação, dou um pontapé no caixote do lixo, e o ruído propaga-se pela casa. Estremeço. 

Ouço grunhidos vindos de um dos quartos e pernas mortas a arrastarem-se. Parece que esgotei a minha sorte. 

 

*Este texto foi redigido segundo o Acordo Ortográfico de 1945


SOBRE A AUTORA

Ana Rita Garcia

Sonhadora incurável, adepta de cafés longos e de passeios à beira-mar, nasceu em Lisboa, em outubro de 1988. Cresceu a usar o lápis para se expressar através de formas e palavras. Formou-se em Arquitetura, escondendo a paixão pelas Letras até as histórias começarem a escorrer-lhe pelos dedos. Integrou as antologias In/Sanidade e Dúzia (Editorial Divergência), publicou o conto «Colecionadora» no sexto número da revista literária Palavrar e tem vários contos publicados na página oficial da Fábrica do Terror. Em 2024, foi vencedora do Prémio Ataegina para Conto Original, com Os Acasos Improváveis de Mister Rayleigh.

Gostas de ler? Aqui, encontras os melhores contos de terror! 

Privacy Preference Center