Jogos de tabuleiro para fãs de terror
Existem jogos com todo o tipo de terror, seja imaginário, psicológico ou real.
Não é preciso uma cave ou sótão para causar terror, mas pode ser o ambiente certo para jogar um jogo de tabuleiro com essa temática.
De Carlos Mendes
O mais importante na experiência dos jogos de tabuleiro é a sua vertente social e a interação entre os vários jogadores.
Esse é o principal objetivo dos vários grupos de jogos de tabuleiro que existem pelo país e pelo mundo.
Abaixo, deixo-vos uma lista com alguns dos meus jogos favoritos dentro da temática do terror e do obscuro.
Mysterium
Um dos jogadores é um fantasma e está a passar aos outros jogadores informações sobre como morreu, usando pistas transmitidas por cartas, permitindo assim descobrir quem cometeu o crime, onde aconteceu e que arma foi usada.
Para 2 a 7 jogadores.
Chronicles of Crime
Este é um jogo cooperativo, onde, através de uma aplicação de telemóvel (com uma espécie de realidade virtual), os jogadores se conseguem deslocar aos locais do crime (podendo vê-los em 360º) e procurar por pistas (usando QR codes), descobrindo tudo o que se passou para poderem resolver o crime.
Para 1 a 4 jogadores.
Nemesis
É um jogo semicooperativo em que os jogadores tentam sobreviver numa nave infestada de organismos hostis. O jogador tem de completar um de dois objetivos e conseguir regressar com vida à terra, isto se os aliens e os outros jogadores vos deixarem.
Para 1 a 5 jogadores.
Zombicide
Há várias versões, mas em todas elas o jogo é cooperativo, onde se tenta sobreviver combatendo ataques de hordas de zombies.
Para 1 a 6 jogadores.
Arkham Horror
Existem vários jogos deste mundo, baseados na obra literária de H. P. Lovecraft, onde se tenta salvar a cidade dos monstros, juntando as pistas antes de perder a sanidade mental.
Para 1 a 6 jogadores.
Eldritch Horror
Mais um dos jogos baseados na obra literária de Lovecraft, cujo tema é salvar o mundo de um mal antigo, viajando para combater monstros e tentando salvar a humanidade do apocalipse.
Para 1 a 8 jogadores.
Cthulhu: Death May Die
Um outro jogo baseado na obra literária de Lovecraft, cujo objetivo é interromper o ritual e matar os Deuses Anciões. É um dos jogos mais conhecidos dentro da temática.
Para 1 a 5 jogadores.
Fury of Dracula
Este é um conhecido jogo de movimento escondido, sendo que um dos jogadores faz o papel de Drácula, tentando atacar e esconder-se dos restantes jogadores. Ganha quem conseguir sobreviver, seja o Drácula ou algum dos outros jogadores.
Para 2 a 5 jogadores.
Horrified
O grupo tem de defender a cidade dos monstros que a estão a aterrorizar: o Frankenstein, a Noiva do Frankenstein, o Lobisomem, o Drácula, a Múmia, o Homem Invisível e a Criatura da Lagoa Negra.
Para 1 a 5 jogadores;
Betrayal at House on the Hill
Os jogadores exploram uma casa assombrada combatendo vários espíritos e presságios. Secretamente, um deles torna-se um traidor, e os restantes jogadores têm de o derrotar.
Para 3 a 6 jogadores.
Mansions of Madness
Jogo cooperativo de horror e mistério, onde se usa uma aplicação para explorar o mundo dos horrores criados por Lovecraft, combatendo monstros, a insanidade e a morte.
Para 1 a 5 jogadores;
Last Friday
Inspirado nos filmes Friday the 13th, um dos jogadores é, de forma escondida, o assassino, e os restantes tentam sobreviver aos seus ataques.
Para 2 a 6 jogadores.
Final Girl
O objetivo é assumir o papel de uma protagonista feminina, sobrevivendo e derrotando o assassino.
Para 1 jogador.
Jaws
Neste jogo, o objetivo é caçar o tubarão assassino que aterroriza a Ilha Amity ou então eliminar todos os caçadores. Um dos jogadores joga no papel do tubarão e os outros jogam como caçadores de tubarões (como Brody, Hooper ou Quint).
Para 2 a 4 jogadores.
The Bloody Inn
Cada jogador tem quartos onde recebe hóspedes, podendo roubá-los e matá-los para ganhar dinheiro, mas convém não esquecer de esconder os corpos.
Para 1 a 4 jogadores.
The Night Cage
Todos os jogadores tentam sair do labirinto, sendo que têm de encontrar uma chave e uma saída, para saírem todos em conjunto. A dificuldade surge quando vão encontrando monstros, e o labirinto vai mudando cada vez que a luz desaparece.
Para 1 a 5 jogadores.
Abomination: The Heir of Frankenstein
Cada jogador tenta construir um monstro contrabandeando partes de corpos na Paris do século XIX.
Para 2 a 4 jogadores.
This War of Mine
Uma adaptação de um videojogo a um jogo de tabuleiro, onde os civis estão presos numa cidade em guerra, tendo de tomar decisões difíceis para conseguirem sobreviver.
Para 1 a 6 jogadores.
Alice is Missing
Neste jogo ao vivo e sem comunicação verbal, os jogadores encarnam os seus personagens durante toda a sessão de 90 minutos. Em vez de falarem, trocam mensagens de texto entre si numa conversa em grupo, bem como individualmente, como se não estivessem no mesmo lugar.
Assustador, belo, profundamente pessoal e altamente inovador, Alice is Missing coloca um forte foco no envolvimento emocional entre os jogadores, imergindo-os num mistério tenso e dramático que se desenrola organicamente por meio das mensagens de texto trocadas entre eles.
Para 3 a 5 jogadores.
Room 25
O jogo é uma reimplementação do filme The Cube, onde o objetivo é fugirem juntos de salas, tendo cuidado com os guardas e as armadilhas mortais.
Para 1 a 6 jogadores.
Asilo
Muitos jogos são financiados pelas plataformas de crowdfunding, como a Gamefound. Foi o caso deste jogo, criado pelo autor português Daniel Carvalho. É um TTRPG (Tabletop Role-Playing Game) de terror clínico, onde o caminho para a insanidade se torna uma situação que vai piorando progressivamente.
GOSTASTE? PARTILHA!
