O Regresso da Wednesday

A Wednesday volta a aterrorizar a Netflix e as livrarias.

Quem é que não esteve a contar os dias para o início do ano escolar na Academia Nevermore? Só a nossa Addams preferida para nos fazer sentir vontade de estar nas aulas em tempo de férias.

Avatar photo
Marta Nazaré

Se já devoraram a primeira parte da segunda temporada, podem levar para a praia ou para o rio um dos três livros cuidadosamente selecionados pela Penguin Random House. Deem muitos mergulhos e bebam muita água enquanto esperam pelos últimos episódios desta série juvenil de humor negro com a essência de Tim Burton.

Wednesday: Livro de Colorir Oficial, de Mike Meskin, Booksmile

Recomendado para 4+
Se gostam de pintar em vez de escrever ou ler, têm neste livro assustadoramente divertido a oportunidade de serem tão estranhos quanto quiserem.
Nas 75 ilustrações originais de várias partes da série, não faltam lobisomens, sirenas, górgonas, párias e até alguns membros da família Addams.
O que é que faria a Wednesday? Bem, agarraria numa caixa de lápis e transformaria este livro numa verdadeira obra de arte. Já sabemos que escolheria apenas duas cores, o preto e o cinzento, mas vocês não se acanhem e deem largas à imaginação. Tenho a certeza de que a Wednesday não se chateia. Cada um pode ser estranho à sua maneira.
Ah, e não se deixem assustar pelas imagens tão reais que quase parecem «saltar da página»!

Wednesday: Sou a Wednesday, de Dahlia Mourningrief, Booksmile

Recomendado para 4+
Para quem gosta de ilustrações fofinhas, este pequeno livro de 32 páginas é um item oficial imperdível que resume a história da primeira temporada da forma mais querida de sempre.

Começa como uma carta ao leitor, escrita pela própria Wednesday, em que a nossa protagonista comenta, naquela forma mordaz que todos conhecemos, vários momentos da sua vida. Não ficaram esquecidos o incidente das piranhas, a chegada à Academia, a aula de esgrima com a Bianca ou a dança icónica no baile, tudo assinado no fim pela própria Wednesday, sem amor, sem beijos e, definitivamente, sem abraços.

Wednesday: A Adaptação da Primeira Temporada, de Tehlor Kay Mejia, Booksmile

Recomendado para 10+
Com inícios de capítulo ao estilo gótico, repleto de aranhas, e corvos a assinalar no meio do texto as transições de ação, esta é uma adaptação até bastante fiel à série.
A leitura é de ritmo acelerado, na primeira pessoa, como se estivéssemos a reviver a primeira temporada dentro da cabeça da Wednesday, dando-nos mais pormenores sobre a mente brilhante, embora socialmente indiferente, da protagonista, além dos seus sentimentos e relações conturbadas. Por incrível que pareça, os monólogos internos da Wednesday não são tão sinistros como poderíamos pensar. A nossa gótica tem um «coração mole» que sabe esconder muito bem, mas já não nos engana.
Há espaço para uma gargalhada ou outra no meio de reviravoltas inesperadas, acontecimentos sombrios e mistérios perigosos que a nossa detetive se propõe desvendar.
Revivam todo o entusiasmo e intriga do primeiro ano da Wednesday Addams, na Academia Nevermore, folheando cada página destes magníficos livros disponíveis em qualquer livraria.

GOSTASTE? PARTILHA!


Avatar photo
Marta Nazaré

Marta Nazaré, nascida em Lisboa, a 5 de março de 1981, é formada em Letras e Tradução de Inglês. Dedica-se a tempo inteiro à tradução de livros infantojuvenis e à legendagem de filmes e séries.
Descobriu o terror em tenra idade na papelaria do bairro que vendia a coleção «Arrepios», de R. L. Stine. Ainda hoje, o terror infantojuvenil é o seu género preferido.

Outros artigos do autor

Privacy Preference Center