«Distância de Segurança» no próximo Clube de Leitura

Dia 28 de março (quinta-feira), às 21 h, via Zoom.

O romance-estreia da autora argentina Samanta Schweblin

No nosso Clube de Leitura, gostamos de dar espaço àquelas obras que estarão muito próximas de atingir o estatuto de clássicos, lê-las com novos olhos, ter uma interpretação diferente agora do que quando lemos o livro pela primeira vez. Mas, e isto é fundamental, também queremos dar palco a novas vozes do género e ver o que nos traz o terror contemporâneo. É o caso da obra da sessão de março, a penúltima desta temporada, Distância de Segurança, de Samanta Schweblin.

As inscrições já estão abertas através do formulário disponível na página do Clube de Leitura.

 

Sinopse:

«Eu penso sempre no pior dos casos. Agora mesmo estou a calcular quanto tempo demoraria a sair a correr do carro e a chegar até junto da Nina se ela de repente corresse até à piscina e se atirasse. Chamo-lhe “distância de segurança”, é assim que chamo a essa distância variável que me separa da minha filha, e passo metade do dia a calculá-la, embora arrisque sempre mais do que devia.» Amanda está às portas da morte numa cama de hospital. A seu lado, a fazer-lhe companhia, está um menino chamado David. Juntos contam-nos uma história de toxinas, desespero e do poder da família.


Num apaixonante primeiro romance, Samanta Schweblin coloca-nos repetidamente perante questões que optamos por evitar: Existe algum apocalipse que não seja pessoal? Qual é o ponto exato em que, sem o sabermos, damos um passo em falso e nos condenamos? Até onde nos é possível controlar o mundo em redor? Distância de Segurança é um relato hipnótico e vertiginoso sobre o amor e a perda, sem medo de mostrar que nada é um cliché quando, no final, acaba por nos acontecer.