«Mortina e o Namorado Fantasma», de Barbara Cantini

Um mistério de inverno ao estilo de Tim Burton.

Quando um rapaz luminescente bate à janela de Mortina num fim de tarde invernal, a menina morta-viva não contém a curiosidade e convida-o a entrar. Mas quem será este misterioso e atraente visitante noturno? Nem mesmo ele sabe.

Marta Nazaré

Recomendado para 6+

O frio também chegou ao Casarão Decadente, e Mortina resolve ir para o exterior brincar com os amigos na neve. No meio de uma batalha de bolas de neve, a menina avista uma figura luminescente atrás da sua casa. Qualquer um de nós acharia esta aparição assustadora e agiria com cautela, mas Mortina deixa a curiosidade e a atração pelo desconhecido levar a melhor. Também pesou o facto de o rapaz-fantasma ser realmente muito giro. E quando ao bater das seis de uma sexta-feira à tarde o fantasma se aproxima da sua janela, fazendo sinal para entrar, Mortina nem pestanejou.


Com convicção e um pouco perdida de amores, abre a janela para um verdadeiro mistério.


Afinal, o tal rapaz-fantasma é inofensivo — ainda bem! —, mas precisa que o ajudem a recuperar a memória. Se a perder, cairá no Olvido, um lugar onde desaparecem os fantasmas que não se lembram do seu passado e foram esquecidos por todos. Descobrir o nome deste fantasma e saber quem ele era em vida não será tarefa fácil, mas Mortina tem bom coração (mesmo que sem vida) e, com o auxílio de alguns elementos da família, tudo fará para ajudar o novo amigo antes de ser demasiado tarde.


Mortina e o Namorado Fantasma, escrito e ilustrado pela italiana Barbara Cantini, é o terceiro volume da coleção «Mortina», um sucesso internacional já traduzido para 23 línguas. Em Portugal, é publicado pela editora Bertrand e faz parte do Plano Nacional de Leitura.


Qualquer um dos livros da coleção «Mortina» pode ser lido em separado, mas quem optar por seguir a ordem encontrará pistas e «piscadelas de olho» às histórias anteriores. Até à data, já foram publicados pela Bertrand Mortina, Uma História de Morrer a Rir, Mortina e o Primo Odioso e Mortina e a Viagem ao Lago Mistério, além do livro de atividades Joga e Cria com a Mortina.

Com ilustrações vibrantes de página inteira, pormenores peculiares e comentários explicativos, Mortina e o Namorado Fantasma fala-nos da primeira amizade especial de uma criança, transmitindo valiosas lições de vida de forma subtil e divertida. Os apontamentos de terror e humor estão envolvidos em ternura neste mistério de inverno que aborda temas como a aceitação da diferença e a importância da amizade.


Num ambiente de pó centenário e teias de aranha góticas, Mortina e o Namorado Fantasma é perfeito para o Dia dos Afetos e, tal como a restante coleção, agradará a fãs de Tim Burton e da conhecida Família Addams.