OFICINAS DE QUALIDADE FÁBRICA DO TERROR

Estrutura
e
Enredo I

Online

18 de janeiro de 2026.

 



O que vais aprender:

• Em busca da catarse: a progressão dramática •

Build-up e pay-off

• Estruturas em 3 atos e em 4 atos •

Aristóteles;
Kishotenketsu.

Beat sheet de Snyder •

A gestão de energia do leitor;
Pontos altos do gráfico;
Pontos baixos do gráfico;
Depuração do final.

• Questões Práticas •

A pragmática da comunicação;
Tropes e géneros;
Ritmo estrutural.

• Planos de ação e POV •



Com
Bruno Martins Soares

Bruno Martins Soares ganhou o Prémio Nacional de Jovens Criadores na vertente de Literatura, tendo representado Portugal na Feira de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo em Turim em 1997, com o seu conto «Mindsweeper». A partir de 2009, a sua trilogia A Saga de Alex 9 foi publicada pela editora Saída de Emergência. Entretanto, já lançou vários outros livros e contos, tanto em português como em inglês, incluindo os romances Laura e o Rei das Sombras Insight, bem como o premiado A Batalha da Escuridão, publicados pela Editorial Divergência.

OFICINAS DE QUALIDADE FÁBRICA DO TERROR

Testemunhos sobre as nossas oficinas

«Não esperava falar tanto sobre filmes: Poltergeist, Exorcista, Música no Coração, Matrix ou Dune, mas toda a desconstrução sobre cada um destes filmes foi essencial para percebermos o que fazer com a estrutura em cada um dos nossos projetos escritos. Porquê falar tanto de cinema num workshop de escrita? Porque, na realidade, antes de qualquer pré-produção, a história tem de estar escrita, seja ela original ou adaptação. Alguém esteve sentado à secretária a escrever o guião e tem de seguir a lei universal da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão. Apesar de ser um explorador dentro da minha própria cabeça, deixando-me levar pela imaginação, tenho agora uma nova perspectiva. E, apesar de continuar em modo Indiana Jones, tenho mais ferramentas para usar. Os meus agradecimentos à Fábrica pelo incentivo e ao Bruno Martins Soares pelo conhecimento partilhado. Ficarei à espera do resto.»

Carlos Matos

«Bruno Martins Soares, com a sua ampla experiência no que toca à escrita para o mercado, proporcionou uma oficina muito esclarecedora, cheia de dicas úteis para todos que pretendem enveredar pelo tão competitivo mercado da escrita. Uma mais-valia!»»

Patrícia Sá

«Excelente iniciativa!

Participei na oficina de Escrita de Terror, sem conhecimento nenhum sobre o assunto. Porém, além de me despertar a curiosidade e desmistificar preconceitos sobre o terror, as técnicas apresentadas são úteis na escrita de qualquer outro estilo.

O programa está muito bem organizado e o formador conduziu o grupo de modo impecável.»

Diana Silva

«Gostei imenso do curso, especialmente por agora, cada vez que estou a ver um filme, estar a pensar na beat sheet.  🤣. Acho muito útil até para as pessoas que, como eu, não costumam planear nada antes de escrever, que acho que funciona para textos curtos, mas não tanto para coisas mais longas. Como disse ao Bruno, faria o nível II

Madalena Santos

Mais oficinas

Privacy Preference Center