OFICINAS DE QUALIDADE FÁBRICA DO TERROR
REVISÃO
DE TEXTO II
(Nível intensivo de dez horas)
Online
15, 22, 29 de março e 5 de abril, 2026
(sessões de 2 h 30 min)
A oficina de Revisão de Texto II, ministrada pelo escritor, revisor e editor Pedro Lucas Martins, visa aprofundar as especificidades da revisão textual.
Neste segundo nível intensivo de dez horas (online, realizada através do Zoom), num equilíbrio entre a teoria e a prática, abordam-se e trabalham-se diversos erros comuns em diferentes campos gramaticais, aplicando o processo de revisão a vários textos.
A prática de revisão, em formato digital, faz-se utilizando ferramentas e instrumentos de verificação ortográfica e normalização linguística, para a produção de textos isentos de incorreções e de elevada qualidade.
O que vais aprender:
Erros frequentes;
Plurais;
Hipercorreção;
Registo de alterações;
Paronímia;
Pontuação e discurso direto;
Revisão de tradução;
Formatação;
Títulos;
Revisão de provas;
Procedimentos para profissionais de revisão.

Com
Pedro Lucas Martins
Pedro Lucas Martins nasceu em Lisboa, em 1983.
Formou-se em Linguística e em Tradução, pela Faculdade de Letras de Lisboa, altura em que venceu a primeira edição do concurso de escrita CTLX/MOTELX (2007), publicando o seu conto, «O Carrinho de Mão», na antologia Contos de Terror do Homem-Peixe.
Em 2018, venceu a primeira edição do Prémio António de Macedo, com o seu primeiro romance, As Sombras de Lázaro, que lhe valeu também o Grande Prémio Adamastor da Literatura Fantástica Portuguesa, em 2020.
Em 2019, publicou o seu conto A Promessa do Faroleiro.
Em 2021, cofundou o portal de divulgação Fábrica do Terror.
Em 2024, publicou a coletânea de contos A Volta no Caixão.
Foi também publicado em diversas antologias e revistas, dedicando-se principalmente à ficção de terror.
Quando não está a pensar no que o escuro pode esconder e a escrever sobre isso, trabalha como tradutor, editor, revisor e formador na área da revisão e da escrita.
OFICINAS DE QUALIDADE FÁBRICA DO TERROR
Testemunhos sobre as nossas oficinas
«Trabalhar a revisão de texto pode parecer aborrecido, mas esta oficina prova o contrário. Sessões descontraídas e provocatórias, que desafiam erros sedimentados no quotidiano e ensinam revisão com recurso a exercícios práticos, participativos e dinâmicos. Excelente abordagem a uma matéria muito mais necessária do que temos coragem de admitir. Pedro Lucas Martins, no seu elemento, leva-nos pela mão através de asneiras diárias, orais e escritas, e deixa connosco muito aprendido sem um esforço consciente.»
Diana de Castro Almeida
«Se me dissessem que, em adulto, estaria a ter aulas de Português, toda aquela seca outra vez? Nem pensar. Não, obrigado. Porém, escrever histórias não requer apenas criatividade, imaginação e talento, é preciso saber as regras do jogo. Escrever bem em português é algo de que me orgulho e, apesar de não ter tido estudos nessa direção, o meu gosto por literatura e eventual escrita levou-me a questionar o meu conhecimento da língua. E a esta oficina. Apesar de ser um workshop intensivo, o objetivo da oficina de Revisão de Texto é o de nos abrir a mente e de nos munir das ferramentas essenciais para, no mínimo, darmos menos trabalho aos editores. E, sim, fiquei uma meia hora a olhar para o que acabei de escrever: vejo tudo mal escrito e, ao mesmo tempo, parece-me tudo bem. Esse é o efeito secundário desta mesma oficina. I see dead vírgulas everywhere.»
Carlos Filipe Matos
«O meu testemunho corresponde inteiramente à verdade e não se trata de um elogio gratuito: fiquei surpreendido com a relevância que esta formação pode ter para quem escreve. Nunca mais vou olhar para as palavras e para a escrita da mesma forma.»





