Sustinhos Especial de Natal (2025)
Cinco sustinhos antes da consoada.
O fascinante universo de Tim Burton regressa em força. Temos peças de teatro, bonecos de colecionador e cenários que prometem sustos e entretenimento muito além das festividades.
E, como sempre, há uma forte probabilidade de encontrarmos debaixo da árvore presentes que não devemos abrir sob circunstância alguma, por muito tentador que seja o seu conteúdo. Isto é, se esses mesmos presentes conseguirem escapar de quem, todos os anos, tenta roubar o Natal. Ia sugerir que desenhassem um círculo de proteção à volta da vossa árvore de Natal. Nunca fiando. Esta época do ano é tramada.
Quando esta azáfama de dezembro chegar ao fim, permitam-se relaxar com um bom livro de colorir, daqueles em que o terror é aterradoramente fofinho e o drama está apenas na escolha das cores.
Leituras Festivas
O Estranho Mundo de Jack – Oferta de Dez Figuras, de Disney, Dom Quixote
Recomendado para 10+
Este livro especial da Disney convida o leitor a reviver as aventuras sombrias de Jack Skellington e dos habitantes da Cidade do Halloween. Além da história que os fãs já conhecem, aqui encontram dez figuras colecionáveis e um tapete enorme que prometem transformar cada página numa oportunidade de dar largas à imaginação e vida às criaturas extraordinárias criadas por Tim Burton. Não sei quanto a vocês, mas eu já sei o que vou pedir este Natal.
Natal Assustador – Um Livro de Colorir Fofo e Arrepiante, de Jade Summer, Quiuí
Recomendado para 3+
Celebrar o Natal com um toque arrepiante já é uma tradição muito aguardada. Desta vez, temos um mindfulness de terror.
Este livro tão fofinho que até assusta contém dezenas de ilustrações originais que misturam o encanto festivo da quadra com a magia sombria do Halloween. Entre árvores de Natal assombradas, bruxas com presentes e fantasmas amorosos, cada página é uma oportunidade para relaxar e desenvolver a criatividade. A escolha dos materiais é totalmente vossa. Cada página é impressa só de um lado, por isso, não se acanhem. O livro é resistente.
Não Abras Esta Caixa – Não Abras Este Livro nem no Natal, de Andy Lee, Jacarandá Editora
Recomendado para 3+
É Natal… e há uma caixa misteriosa que não deves abrir!
Já estamos fartos de saber que o Sr. Azul não quer que se abra nada do que é seu, nem mesmo no Natal, mas é precisamente por isso que a vamos abrir, não é?
Desta vez, preparem-se para a tentação ser ainda maior, pois estamos perante uma edição especial com peluche. Quem é que não quer ter um Sr. Azul em casa, a queixar-se da condição de amaldiçoado em que se encontra? Tenho a certeza de que ele vos vai tentar convencer a não abrir presentes na consoada.
Espetáculos Natalícios
Roubaram o Natal! O Musical, Teatro Sá da Bandeira, Porto
Recomendado para 3+
7 a 21 de dezembro
«E se o Natal não acontecesse este ano?»
Não digam isso nem a brincar!
Nesta peça de teatro, Gustavo vive sozinho, afastado de todos, com apenas o fiel amigo Rex como companhia. Enquanto a aldeia vizinha celebra o Natal com um Mercadinho cheio de luzes, música e alegria, ele fica escondido na sua dor de não pertencer àquele mundo festivo.
Haverá alguém disposto a remediar esta situação? É que, se não o fizerem, corremos o risco de ter o Natal mais triste de sempre.
Comprar bilhetes aqui.
O Natal de Jack, Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal, Madeira
Recomendado para 6+
17 a 21 de dezembro
Jack vive numa cidade monocromática, onde todos os dias é Halloween. Pessoalmente, não acho que isso seja mau, mas compreendo que Jack se tenha cansado da rotina cinzenta dos sustos. Percebo, também, que, quando tropeçou no mundo encantado do Natal e descobriu a sua magia, tenha ficado fascinado pelo espírito caloroso, pelas luzes brilhantes e pela alegria contagiante dessa quadra. Com a ajuda dos seus amigos, Jack vai tentar recriar uma celebração natalícia à sua maneira. Vamos ver como corre.
Comprar bilhetes aqui.
GOSTASTE? PARTILHA!
Marta Nazaré
Marta Nazaré, nascida em Lisboa, a 5 de março de 1981, é formada em Letras e Tradução de Inglês. Dedica-se a tempo inteiro à tradução de livros infantojuvenis e à legendagem de filmes e séries.
Descobriu o terror em tenra idade na papelaria do bairro que vendia a coleção «Arrepios», de R. L. Stine. Ainda hoje, o terror infantojuvenil é o seu género preferido.









