Workshops em Avanca para fazer cinema com Inteligência Artificial

8 cineastas premiados de Espanha, França, México, Ucrânia e Portugal, durante 5 dias, vão orientar workshops em Avanca, com o olhar dos novos desafios da produção do cinema do séc. XXI.

Os workshops terão lugar no 27.º Avanca – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia que decorre em Avanca, distrito de Aveiro, entre os dias 26 e 30 de julho.

O produtor Oleksii Tahanchin — CEO da Hound Studio e fundador da KROCKIO – software de colaboração criativa e revisão de vídeo que ajuda a criar pipelines de produção de vídeo, processo de entrega de produção de mídia e storyboards com IA — e a ilustradora Yulia Hobrii (ambos da Ucrânia) vão orientar um workshop sobre a prática do storyboard com IA.


Um ateliê de trabalho prático intenso a desbravar os caminhos do storyboard aplicado aos filmes de  ficção e de animação, com o apoio incondicional da IA – Inteligência Artificial.


Este será um espaço de trabalho com quem o faz diariamente enquanto especialistas de desenvolvimento de software e produtores de cinema.

Noutro workshop, o desafio é filmar literalmente a 360º. Filmar a toda a volta com a mais recente tecnologia e explorando um novo ponto de vista cinematográfico. Um ateliê para filmar, explorar e integrar. Provocar novas imagens é o repto! Para orientar este espaço de trabalho, vem do México o diretor de fotografia Jorge Z. López. Sendo um dos membros fundadores da Asociación Mexicana de Cinefotógrafos, López é um integrador do vídeo 360º em filmes e em projetos experimentais.Entre o México e os EUA, trabalhou em filmes como Total Recall, de Paul Verhoeven, Titanic, de James Cameron, e em obras de imensos cineastas mexicanos. Neste workshop, participa também o cineasta e professor universitário mexicano Antonio Del Rivero, realizador de obras experimentais e multi-suporte, foi nomeado para os Prémios Ariel com Apariencia 1, 2, 3, e o seu filme Rapsodia: Laberintos del yo foi já exibido em Portugal.

O documentário estará presente com o workshop Filmar a memória — O Grupo de Aveiro.

Evocar o passado constrói identidades e possibilita aceder a momentos que se têm vindo a tecer ao longo dos anos, resgatando-os. O workshop propõe trabalhar com dois realizadores do chamado «Grupo de Aveiro», que marcaram o cinema português independente do século passado. O documentarista Alfonso Palazón, professor na Universidad Rey Juan Carlos em Madrid e responsável pela Pasajes Invisibles, tem continuamente realizado e produzido relevantes e distinguidos filmes. Tendo-lhe sido atribuído o Prémio Aurélio Paz dos Reis, a sua última longa-metragem documental, José Luís Espinosa, o Espião, teve a sua estreia no Avanca do ano passado e está a ser exibido e premiado em múltiplos festivais.

«Da ideia ao filme» é o desafio do workshop orientado pela cineasta Latifa Said (França, Argélia) e pelo crítico de cinema e produtor João Antunes. Toutes les Nuits, de Latifa Said, que no Avanca 2022 ganhou os prémios de melhor curta-metragem e argumento, será o ponto de partida para todo o trabalho prático a desenvolver no ateliê. Latifa Said é argumentista e realizadora distinguida com várias dezenas de prémios. A sua obra fílmica é muito reconhecida, nomeadamente no circuito francófono de curta-metragem. Vários outros filmes anteriores têm tido a sua exibição também no Avanca, nomeadamente Jours intranquilles, Tahiti e Terrain Vague. Said prepara a sua primeira longa-metragem, Plus Longue Sera la Nuit, projeto que acaba de ser financiado. João Antunes trabalha na Cinemateca Portuguesa e escreve regularmente sobre cinema para jornais diários e revistas da especialidade. É membro da FIPRESCI, a federação internacional de críticos de cinema e tem sido produtor da obra de Latifa Said.

Joaquim Pavão propõe filmar Dentre, um filme-concerto, que a cada momento se renova. Um desafio para se filmar durante o Avanca 2023. Porque o «mentiroso utiliza as designações válidas, as palavras, para fazer com que o irreal pareça real». Neste workshop, filmar será atravessar fronteiras. Guitarrista, compositor e cineasta, como realizador é autor de várias curtas metragens, tendo filmado no Avanca obras como Antes que a Noite Venha – Falas de Antígona (2017) e a longa-metragem Sonhos. Recebeu dezenas de prémios por todo o mundo e o seu filme Dentre tem andado a percorrer os teatros portugueses.

 

***

 

Com o propósito de ser um encontro e um apoio ao ato criativo de cineastas de todo o mundo, o 27.º Avanca 2023 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Avanca, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, além de várias entidades locais, nacionais e estrangeiras.

Informações em: http://avanca.com/