Sustinhos nas Férias

O verão já espreita!

Aposto que, nesta altura do ano, estão a pensar em praia, não em sustos. 

Marta Nazaré

Terror pode rimar com calor, mas os dois realmente não têm muito em comum. As histórias mais assustadoras pedem, de facto, o friozinho de uma noite de inverno, uma bela tempestade (com relâmpagos, ainda melhor), casacos de abafar e um ambiente sossegado, isolado, convidativo a sustos.

Não vemos isso a acontecer com a música do Apita o Comboio em plano de fundo, nos Santos Populares, rodeados de pessoas barulhentas, a cheirar a sardinhas e a caldo-verde. Muito menos na praia, com um calor de ananases, embalados pelo barulho das ondas e o pregão «olha o gelado fresquinho».

São cenários de terror pouco prováveis, principalmente tendo em conta que ainda não há tubarões na costa portuguesa com que tenhamos de nos preocupar (lembram-se desse famoso filme de culto?). Contudo, nada nos garante que o terror esteja mesmo a fazer uma pausa.


Deixo-vos aqui algumas sugestões, nada desfasadas desta época do ano, para poderem levar o terror debaixo do braço nas vossas férias. Ele está mesmo a precisar de mudar de ares.


Leituras

Gravity Falls — Livro 2 em 1: Feliz Verão da Bruxas e A Loja de Conveniência dos Horrores, Disney, Dom Quixote

Recomendado para 7+

 

Sabiam que a 22 de junho se celebra o Verão das Bruxas? Os residentes de Gravity Falls gostam tanto do Dias das Bruxas que o festejam duas vezes ao ano. Com este livro champô (2 em 1), ficarão não só a conhecer a história de uma criatura que come crianças pouco imbuídas do espírito assustador da época como também acompanharão os gémeos Pines numa visita a uma loja de (in)conveniência, possivelmente assombrada. Todo este terror infantojuvenil separado por duas folhas de autocolantes. Vale a pena.

Onde Vivem os Monstros!, de Maurice Sendak, Kalandraka

Recomendado para 6+

 

Publicada pela primeira vez em 1963, esta obra tornou-se um clássico da literatura infantojuvenil e um dos livros mais vendidos em todo o mundo.

Alternando entre texto e ilustração, seguimos a história do travesso Max, que, indo para a cama sem jantar, embarca numa viagem até um lugar fantástico, atravessando o tempo e o espaço. Seja produto de um sonho ou não, o que é facto é que Max dá por si no sítio onde vivem os monstros. A meu ver, é um ótimo lugar para visitarem nas vossas férias. Quem sabe não fazem, também, novas amizades?

O Grande Livro dos Animais Mitológicos, de Giuseppe D’Anna, Booksmile

Recomendado para 7+

 

É um livro fundamental para levarem em viagem, pois está repleto de informações úteis e métodos de abordagem às várias criaturas que podem encontrar. E algumas são bem perigosas! No fim do livro, até têm um pequeno teste que vos dá acesso a um Certificado de Tratador de Animais Mitológicos. Muito útil.

Jogos e Atividades

 

O Cuquedo — Livro de Atividades, de Clara Cunha, Livros Horizonte

Recomendado para 3+

 

Certamente, já ouviram falar do Cuquedo. Se não, aconselho-vos a dar uma espreitadela a este artigo que já publicámos na Fábrica. Depois, avancem sem medo para este livro repleto de jogos e atividades assombrosas para pintar, riscar, descobrir e criar. E têm ainda um QRCODE para, com a autora Clara Cunha, ajudarem o Cuquedo a fazer um labirinto. É entretém que nunca mais acaba.

Cria e Combina os Teus Monstros, Edicare Editora

Recomendado para 6+

 

Depois de ler Frankenstein, de Mary Shelly, era mesmo de um livro destes que eu estava à espera, com infinitas possibilidades de criar monstros. Com tantas cabeças, troncos e pernas, podemos fazer as combinações que quisermos, copiá-las para uma folha quadriculada, pintá-las e… dar-lhes vida! Quer dizer, dar-lhes um nome maluco. Era isso que queria dizer. Dar-lhes vida, que disparate. De onde é que veio esta ideia?

Não Abras Este Livro de Atividades, Andy Lee, Jacarandá

Recomendado para 4+

 

É uma novidade em primeira mão, pois este livro ainda se encontra em pré-venda. Só poderão lê-lo a partir de 7 de junho, quando estiver disponível nas livrarias. Mas agora que penso bem, nem vos devia ter contado isto. É melhor irem de férias e esquecerem que este livro existe. Assim que o abrirem, o Sr. Azul estará novamente metido em trabalhos com uma maldição qualquer. É sempre assim. E quem é que gosta de atividades? Eu detesto. E autocolantes? Abomino. Este livro é de certeza uma grande seca. Risquem da lista.

Filmes e Séries

 

Dead End: Parque Paranormal, Netflix

Recomendado para 7+

 

Porque não aproveitar para dar umas voltinhas nas diversões das duas temporadas do Parque Paranormal? Quando lá estiverem e se cruzarem com dois adolescentes e um pug a tentar salvar o mundo de um apocalipse sobrenatural, não se surpreendam. O Mal não tira férias. É uma canseira. Temos de o combater quando menos esperamos, mas depois de mastigarmos as pipocas ou de sairmos da montanha-russa. A segurança vem primeiro.

Hotel Transylvania, Netflix, Amazon Prime e Apple TV

Recomendado para 7+

 

O famoso Drácula decide construir um hotel só para monstros, um lugar onde todas as criaturas pudessem ir passar férias e sentirem-se protegidas dos humanos. Um dia, porém, um destemido turista humano, completamente perdido, entra pela porta do hotel. A partir daqui, tudo muda. Pelo sim pelo não, vejam. Nunca se sabe se algum dia também vão parar a um hotel de monstros. Aposto que deve haver algum escondido lá para o interior de Portugal.

Esta franquia já conta com quatro filmes e uma série de animação. Há aqui muito para ver.

Atividades ao Ar Livre

 

Trilho do Cuquedo, Quinta do Pisão

Dedicado a crianças até aos 7 anos, este é um pequeno trilho livre na Quinta do Pisão, no Parque Natural de Sintra-Cascais, que permite aos mais novos e suas famílias terem contacto com as personagens do livro O Cuquedo, de Clara Cunha. Com a ajuda dessas personagens, enquanto percorrem o caminho, enfrentarão os seus medos e o receio do desconhecido.
Mais informações em https://360.cascais.pt/pt/agenda/trilho-o-cuquedo

Feira do Livro de Lisboa, Parque Eduardo VII

De 25 de maio a 11 de junho, podem visitar a 93.ª Feira do Livro de Lisboa e usufruir de uma programação cultural diversificada, com inúmeras atividades para os mais novos. Além das promoções, estejam atentos aos livros do dia. Nunca se sabe quando pode aparecer um livro de terror a um preço imperdível. Não se esqueçam, também, de consultar a nossa compilação de terror infantojuvenil na Feira do Livro de 2023 para não perderem pitada.

Com tanto terror, nem vos vai apetecer regressar das férias.