Regresso às Aulas com o Sustinhos (2025)
Tudo a postos para o ano letivo com novos sustos!
Preparem-se para emoções fortes.
Após um verão alucinante na Cabana do Mistério, é provável que tenham de partilhar a carteira com um fantasma, quando chegarem à sala de aula. Como se isso não fosse aterrador o suficiente, espera-vos uma noite de sobrevivência com tubarões, uma «caça vampírica» aos morcegos e uma exploração peganhenta ao mundo dos aracnídeos. Há também a possibilidade de ficarem hospedados num hotel assombrado. Vocês é que escolhem o «veneno».
Faço figas para que a vossa escola não seja uma academia do mal que vos obrigue a participar em Jogos Terríveis e que os vossos sustos sejam curtos este ano. Aconteça o que acontecer, podem sempre acalmar o stress com as mandalas do Monstro das Cores.
Leituras Terríficas
Academia de Vilões 3: Como Vencer os Jogos Terríveis, de Ryan Hammond, Gailivro
Recomendado para 7+
Os Jogos Terríveis estão prestes a começar, e todos na Academia de Vilões sabem o que isso significa: uma visita dos cinco fundadores. Estes antigos alunos ressuscitam dos túmulos para darem início a um dia de «atividades escolares», em que os alunos têm não só de estar concentrados em ganhar, mas também em sobreviver. Não é por nada que, nesta academia, o lema seja «é sempre bom ser mau»!
Bram e a nossa pandilha dos Cereal Killers vão dar tudo por tudo para vencer, mas terão eles maldade suficiente para entrarem para o Livro da Malvadez? O final desta história malvada é um livro de eleição para o início do ano escolar.
O Monstro das Cores: Mandalas para Regular as Tuas Emoções e Acalmar o Stress, Anna Llenas, Nuvem de Letras
Recomendado para 4+
O início das aulas é, normalmente, uma altura de grande entusiasmo, mas também pode ser, para novos alunos, uma altura de emoções avassaladoras. E todos temos muita dificuldade em lidar com sentimentos que atingem proporções monstruosas, não é? Para resolver este problema, o melhor é consultar um especialista na matéria: o Monstro das Cores.
Com este livro de mandalas para pintar, aprendemos a gerir as nossas emoções e, principalmente, a conhecer-nos a nós próprios. Depois, nesta «viagem em direção à calma», não há problema nem emoção que não estejamos preparados para enfrentar.
Há um Fantasma na Escola, Emmanuelle Cosso, Nuvem de Letras
Recomendado para 10+
Anatol é um rapaz aluado, com poucos amigos, sempre sozinho. «A escola não percebe Anatol, e Anatol não percebe a escola.» Até que, num dia igual a tantos outros, viu uma rapariga com um «ar original» sentada ao lado da sua carteira na escola. Mas ele nunca teve ninguém ao seu lado! Portanto, foi um choque!
Quando Anatol se começou a habituar à ideia, descobre que a sua nova amiga é, afinal, um fantasma que assombra a escola desde 1870. Mais importante do que isso, a sua amiga-fantasma precisa de ajuda para evitar uma catástrofe. Como é que Anatol vai conseguir evacuar a escola? Ninguém vai acreditar nele! Exceto, talvez, a narradora deste livro premiado pela crítica. Para fãs de O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol.
Pelo sim, pelo não, estejam atentos ao meio circundante quando regressarem às aulas, não vá algum fantasma decidir sentar-se ao vosso lado.
Gravity Falls — Novela Gráfica — Volume 7, Disney, Dom Quixote
Recomendado para 10+
Os gémeos Pines estão sempre metidos em trabalhos, já é um clássico. Para recordarem momentos do verão que já passou, mergulhem nestas duas aventuras desastrosas: a Mabel fica a gerir a Cabana do Mistério — enquanto o tio participa num concurso para tentar ganhar o grande prémio (que vai muito além de dinheiro) — e as nossas personagens preferidas caem acidentalmente num poço sem fundo (e para saírem de lá será outra aventura por si só).
Atividades Pré-Halloweenescas
Lobo Mau, 19.ª edição do MOTELX, Cinema São Jorge, Lisboa
Recomendado para 2+
De 9 a 15 de setembro, o Cinema São Jorge recebe a 19.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror, em Lisboa. Como já vai sendo tradição, o Lobo Mau regressa com uma série de sessões e atividades para os mais novos.
Este ano, o Galician Freaky Film Festival traz-nos oito curtas-metragens da sua secção infantojuvenil, Pequefreak. É uma «amostra marcada por elevadas doses de imaginação e devaneio, mas onde também não faltará espaço para a reflexão».
Os famosos Sustos Curtos serão transmitidos na Cinemateca Júnior, assim como um workshop que ensinará a poderosa magia de fazer cinema, lidando com «Os Nossos Medos», sob a supervisão do realizador e artista plástico Bernardo Gramaxo.
E, como saber é poder, também no enfrentar de medos, teremos outro workshop destinado a quem não simpatiza muito com aranhas. «Quem Tem Medo da Aranha?» propõe que se investiguem espécies reais e se analisem comportamentos e teias dos aracnídeos. Poderão as aranhas ser amigas e não monstros arrepiantes?
Regressa o famoso Peddy Paper — desafiando os intrépidos investigadores a explorar todos os cantos do Cinema São Jorge em busca de pistas e segredos escondidos —, assim como o Atelier Sensorial ALMA — com atividades que exploram a cor, a forma e a textura, na descoberta das emoções através dos cinco sentidos.
Consultem a página do MOTELX para mais informações.
Dormindo com os Tubarões, Oceanário de Lisboa
Recomendado dos 4 aos 12 anos
De 14 de abril a 27 de dezembro, de quarta a sábado, das 20 h às 10 h do dia seguinte, não percam esta oportunidade única. Só para corajosos.
Acreditam que os tubarões podem ser uma boa companhia para dormir? Quem se atrever a passar uma noite no Oceanário de Lisboa, com um olho aberto e outro fechado, ficará a saber mais sobre «a pele áspera, os dentes enormes, a velocidade estonteante e o olhar intimidante dos tubarões». De manhã, se ainda estiverem vivos, poderão explorar melhor o Oceanário.
Mais informações na página do Oceanário de Lisboa.
Morcegos no Castelo, Castelo de São Jorge, Lisboa
Recomendado para toda a família
Todos os sábados de setembro, das 20 h 30 às 22 h 30, há passeios noturnos pelo castelo. Munidos com um detetor de ultrassons e a companhia de biólogos da Biota, preparem-se para encontrar e identificar várias espécies de morcegos a «patrulhar» a zona. Será uma aventura para compreender a importância destes animais no funcionamento do ecossistema e, também, para desmistificar mitos e lendas que, ainda atualmente, envolvem os morcegos numa aura de mistério.
Levar alho e crucifixos é facultativo, mas é extremamente proibido o uso de estacas de madeira. Os morcegos, mesmo aqueles que desconfiamos que possam ser vampiros, são espécies em perigo e, por isso, devem ser protegidas.
Lugares limitados. Façam a marcação com antecedência para o e-mail info@castelodesaojorge.pt
Visitem a página do Castelo de São Jorge para mais informações.
Assombrações no ecrã
Se leram o Sustinhos de agosto sobre O Regresso da Wednesday, de certeza que já devoraram a segunda temporada da série Wednesday, na Netflix, não é? Só para confirmar. Acho que esta novidade não passou ao lado de ninguém, nem mesmo de pessoas distraídas como eu. Resta-me apenas chamar-vos a atenção para esta novidade:
Haunted Hotel, na Netflix
Recomendado para 16+
A estrear a 19 de setembro, esta comédia de um dos argumentistas de Rick e Morty conta a história de uma mãe solteira que procura gerir Undervale, um hotel assombrado, com a ajuda do seu irmão (que, só por acaso, é uma das assombrações do hotel).
É uma série de animação ao género de Ghosts, do Star Comedy, mas com fantasmas muito, muito mais assustadores. Espero que consigam ver esta série sem serem possuídos, no mínimo.
Vejam o trailer aqui.
Bom regresso às aulas!
GOSTASTE? PARTILHA!

Marta Nazaré
Marta Nazaré, nascida em Lisboa, a 5 de março de 1981, é formada em Letras e Tradução de Inglês. Dedica-se a tempo inteiro à tradução de livros infantojuvenis e à legendagem de filmes e séries.
Descobriu o terror em tenra idade na papelaria do bairro que vendia a coleção «Arrepios», de R. L. Stine. Ainda hoje, o terror infantojuvenil é o seu género preferido.