Sustinhos Especial de Aniversário: «O Fantasma de Anya»

O Sustinhos faz hoje um ano. Vamos comemorar com «O Fantasma de Anya».

A autora russa Vera Brosgol foi beber às suas raízes para nos trazer O Fantasma de Anya, a história de uma adolescente insegura e rabugenta, com dificuldades em integrar-se, que se envolve em problemas do outro mundo.

Avatar photo
Marta Nazaré

Recomendado para 12+

A protagonista desta novela gráfica é Anya, uma imigrante russa que, à semelhança da autora deste livro, teve de se adaptar à vida nos Estados Unidos. No colégio, Anya não é popular, e o rapaz de quem gosta namora uma rapariga muito mais gira do que ela. Além de enfrentar a típica crise existencial de adolescente, sente-se feia, excluída, complexada com o corpo e envergonhada com as suas origens.


Certo dia, farta de tudo, Anya decidiu faltar às aulas, mas nunca imaginou que essa decisão fosse mudar drasticamente a sua vida.


Enquanto deambulava pela floresta a pensar nos seus problemas, Anya cai num poço antigo. No seu interior, depara com um esqueleto esquecido há um século e, não muito longe deste, o seu fantasma, Emily. À medida que uma amizade se começa a formar, Emily acaba por confessar a Anya que foi assassinada.

Dias depois, a adolescente é finalmente resgatada por dois rapazes. Em vez de contar a alguém o que encontrou no fundo daquele poço, Anya só queria esquecer o incidente e seguir a sua vida, mas o fantasma de Emily seguiu-a até casa.

No início, a jovem queria «devolver» Emily ao poço, mas o fantasma convence-a a deixá-la ficar. No fim de contas, ter uma amiga invisível até podia ser bastante útil: podia ajudá-la a copiar nos testes, dar-lhe conselhos amorosos e muito mais. Com o passar do tempo, contudo, as amigas começam a discordar. Anya apercebe-se de que a partida prematura de Emily fez dela uma alma ressentida com a qual a jovem não se identifica. Quando o verdadeiro caráter de Emily se revela, e a sua aparência começa a mudar, uma amizade que inicialmente parecia bela e inofensiva toma um rumo bastante assustador.

O Fantasma de Anya, da autora Vera Brosgol, está publicado em Portugal pela chancela Fábula, da Penguin Randon House.


Recebeu o Prémio Harvey de Melhor Publicação Gráfica Original para Jovens, em 2012, e o Prémio Eisner de Melhor Publicação para Jovens Adultos.


Os tons azulados e acinzentados das ilustrações desta obra criam uma atmosfera sombria, de tom gótico, que os fãs de histórias de terror paranormal vão apreciar.

Embora o enredo seja um pouco previsível, Vera Brosgol soube gerir bem clichês típicos de histórias de colegiais e fantasmas, adicionando-lhes uma pitada de policial. A leitura é fluida, com diálogos dinâmicos e bem conseguidos, e é uma boa proposta juvenil para alturas em que refletimos sobre a nossa vida, como o início de um novo ano.

A crise de identidade, o preconceito, o bullying e as relações tóxicas (entre familiares, amigos e namorados) são alguns dos temas abordados. A autora explorou bem as precipitações, a insatisfação e a revolta da protagonista, reflexos dos sentimentos que os jovens não compreendem nem com os quais sabem lidar por serem ainda muito imaturos. As interações de Anya com a família, no entanto, acabam por introduzir uma certa leveza neste enredo de problemáticas intensas da protagonista.

O Fantasma de Anya transmite-nos esta mensagem: todos temos os nossos fantasmas. Só depois de percebermos o que queremos, de descobrirmos quem somos e perdermos o medo de assumir a nossa identidade é que esses fantasmas deixam de nos assombrar.