Os 10 artigos mais lidos de 2023
Viagens e lendas, sugestões de coisas para fazer no dia mais «assustador» do ano e mitos urbanos.
Estes foram os dez artigos mais lidos na Fábrica do Terror, em 2023.
10
O que fazer no Dia das Bruxas (2023) — Marta Nazaré
Muitas sugestões de coisas para fazer no dia 31 de outubro, mas no ano passado houve um evento mais especial do que os outros: o primeiro Quiz de Halloween da Fábrica do Terror.
Recorda o artigo aqui.
9
Notícia: «Corredor Horror» no Mosteiro de Odivelas
Assim que noticiámos a nova experiência imersiva do Projecto Casa Assombrada, este pequeno artigo ganhou vida própria, tal eram as saudades (ou a curiosidade).
Recorda o artigo aqui.
8
Teatro: da peça «2:22 Uma História de Fantasmas» no Teatro Villaret — Maria Varanda & Sandra Henriques
A peça é um original de Danny Robins e foi encenada por Michel Simeão. Temos pena que a sua temporada tenha chegado ao fim em dezembro de 2023. Se não conseguiram ir, nem sabem o que perderam.
Recorda o artigo aqui.
7
O que fazer no Dias das Bruxas (2022) — Marta Nazaré
Ainda não tínhamos fechado o artigo de 2023 e este voltava a aparecer como um dos mais lidos. Sentimos a pressão e acelerámos o passo para compilar a versão de 2023. Mesmo assim, o mais recente não destronou o mais antigo.
Recorda o artigo aqui.
6
Mas afinal o que é o Cuquedo? — Marta Nazaré
De Clara Cunha e desenhado por Paulo Galindro. É um caso de sucesso nas escolas em particular, e no universo literário infantil no geral. O Cuquedo já vai na 16.ª edição e é um dos livros infantis mais vendidos em Portugal.
Recorda o artigo aqui.
5
Página de Contos da Fábrica do Terror
Um resultado que nos deixa muito felizes porque mostra que estamos a conseguir atingir um dos nossos objetivos: pôr mais pessoas a ler terror português e a descobrir novos autores.
Lê todos os contos aqui.
4
O Fantasma da Serra de Sintra — Maria Varanda
A lenda urbana criada por David Rebordão e A Curva: Teresa Fidalgo perdeu a vida nas estradas da Serra de Sintra e, desde então, assombra os caminhos, pedindo boleia aos condutores que se atrevem a parar. Três amigos captaram a sua aparição e o desfecho horrendo que os esperava.
Recorda o artigo aqui.
3
Lendas da Capela do Senhor da Pedra — Patrícia Sá
«Quando se pesquisa por esta capela na Internet, damos de caras com imagens incríveis de um edifício no topo de uma rocha, à beira-mar. Surgiram-me duas questões: como veio ali parar? Porquê construir uma capela à beira-mar, sem nada por perto? A primeira é interessante, porque parece que depreendi de imediato que não foi construída pelo ser humano; aceitei que era uma obra mágica, que surgiu do nada, um dia. A segunda pergunta, já mais racional, levou-me a querer pesquisar sobre este lugar.»
Recorda o artigo aqui.
2
O Quebranto — Liliana Duarte Pereira
«É comum no seio das famílias portuguesas, sobretudo nos meios rurais, existir uma tia ou uma avó que conhece de olhos fechados mezinhas para aniquilar o chamado quebranto, mau-olhado ou espinhela caída.»
Recorda o artigo aqui.
1
Sessão da Noite: «O Cadáver de Anna Fritz» — Maria Varanda
«Deliberei sobre o assunto, mas continuo sem perceber se O Cadáver de Anna Fritz (2015), de Hèctor Hernández Vicens, é um filme verdadeiramente bom ou se a cena inicial que abre as portas ao desenrolar da história compensou o resto da trama.»
Recorda o artigo aqui.