Estreia hoje a peça «2:22 Uma História de Fantasmas» no Teatro Villaret

Encenada por Michel Simeão, baseada no original de Danny Robins.

De quinta a sábado, às 21 h, e aos domingos, às 17 h. Os bilhetes custam 20 €.

Fotos: Joana Linda

2:22 Uma História de Fantasmas, a peça encenada por Michel Simeão e baseada no original de Danny Robins, estreia hoje, quinta-feira, dia 14 de setembro, no Teatro Villaret, em Lisboa. A convite da Força de Produção, a Fábrica do Terror assistiu a um dos ensaios há dois dias e a memória do thriller sobrenatural que envolve as personagens Joana (Ana Cloe), Samuel (Pedro Laginha), Quim (João Jesus) e Laura (Joana Seixas) promete perdurar.

No final do ensaio, uma mensagem luminosa pedia o eterno silêncio da plateia. O pacto foi feito no local. A Fábrica não vos vai contar nada.

Podemos confirmar, no entanto, aquilo que já não deverá ser surpresa para os fãs do mastermind do Projecto Casa Assombrada — esta encenação tem a alma de Michel Simeão, ainda que uns nós abaixo das experiências de terror imersivo a que ele nos tem habituado desde 2010: «Estou habituado a fazer coisas muito agressivas, escritas por mim. [Nesta peça], há um tone down, sim, mas houve ferramentas daquilo que fui fazendo no imersivo que consegui ir aplicando aqui, no suspense, na verdade e na oralidade que procurei nestes atores. Isso ajudou-me a trabalhar com eles, porque partimos de um momento muito intimista e fomos fazendo crescer, crescer, crescer».

Numa casa renovada recentemente, dois jovens casais discutem ao jantar as diferenças entre a verdade lógica e científica e a crença na vertente sobrenatural de uma presença não terrena. A tensão em palco é palpável e intensifica a cada cena, com vários clímaxes a marcar pontos fulcrais da narrativa. Desengane-se quem pensar que tudo isto prepara o público para um desfecho previsível.


«Estou muito feliz com este espetáculo, estou muito feliz com estes atores. Este elenco era o que eu precisava para fazer este espetáculo. É uma encenação muito vívida, eles não param, estão sempre a fazer coisas. É a vida real a acontecer [em palco] e isso traz-nos uma verdade que não é muito comum vermos nos palcos em Portugal.»


Sobre a versão portuguesa e os seus desafios, no final do ensaio, Michel explicou ainda aos jornalistas em sala que «houve uma adaptação [do texto] à nossa realidade e às nossas condições técnicas, e isso também foi um trabalho árduo. Estamos habituados a trabalhar com pouco e a fazer milagres com isso, e acho que conseguimos fazer coisas muito interessantes».

 

Sobre a peça:

2:22 Uma História de Fantasmas é um thriller sobrenatural com um enredo brilhante, intrigante e cheio de adrenalina. Em que é que acreditamos? Será que ousamos descobrir a verdade?

 

Escrito por Danny Robins, premiado autor e criador do podcast de sucesso da BBC The Battersea Poltergeist, 2:22 Uma História de Fantasmas é um dos maiores sucessos dos últimos tempos no West End, em Londres. A estreia da versão portuguesa conta com encenação de Michel Simeão e é protagonizada por Ana Cloe, Joana Seixas, João Jesus e Pedro Laginha. Em Londres, o espetáculo continua a esgotar salas, recebeu o prémio de Melhor Peça de Teatro em 2022, no Whats on Stage Awards, e foi nomeada para Melhor Peça de Teatro em 2022, no Olivier Awards.

 

«Joana acredita que a sua nova casa está assombrada, mas o marido Samuel recusa-se a aceitar que os acontecimentos estranhos que têm ocorrido ultimamente estão relacionados com fenómenos sobrenaturais. Quando recebem Laura, amiga de longa data, e o seu novo namorado Quim para jantar, a trama aguça-se. Poderão os mortos regressar ao mundo dos vivos? Crença e ceticismo colidem quando percebem que algo de estranho se passa. Para descobrirem a verdade, os quatro vão ter de ficar acordados até às 2:22.»

M/14

Bilhetes 20 € (à venda na Ticketline)