Dia 2: Prémio MOTELX Guiões e podcast Oniroscópio
O futuro (muito promissor) do terror português.
Tiago Matos ganhou o prémio de 2000 € para desenvolver a longa Trauma.
O nosso livro está à venda!
«Os Melhores Contos da Fábrica do Terror – Vol. 1»
16.50 € (com IVA)Às vezes, enquanto se espera pela atração principal (no caso de ontem, o pitch final dos cinco finalistas do Prémio MOTELX Guiões), encontramos algumas pérolas em potência. A 9.ª edição do Festival Guiões arrancou com a competição para Pilotos de Séries e, das muitas e variadas propostas, a primeira despertou-me a atenção: Guilherme Soares apresentou a ideia para A Fundação, uma série de ficção científica, terror e fantasia urbana, com laivos de Fringe, X-Files, Sobrenatural e Twin Peaks. Demasiadas referências para vir a ser um produto original? Talvez. Mas não o saberemos se a série nunca vir a luz do dia. Apesar de não ter sido o piloto vencedor, gostaria de ver o que sairia dali.
Depois do pitch das longas-metragens (a única incluída neste lote e que poderia ser considerada de género seria A Onça), foi altura de pôr os olhos no palco da sala 2 para os pitches dos cinco finalistas do Prémio MOTELX Guiões para uma longa-metragem de terror:
Francisco Lacerda (Dentes e Garras)
André Murraças (Faz-te Um Homem)
André Marques (Mar Agreste)
Sofia Perpétua (Maria Não Me Mates)
Tiago Matos (Trauma)
Tenho algumas considerações (pessoais) sobre como fazer um pitch, mas deixo isso para depois. Para já, e isso é mais importante, resta-me dar os parabéns ao vencedor Tiago Matos. Espero que, em breve, possamos assistir a Trauma.
GOSTASTE? PARTILHA!
Sandra Henriques
Escritora de conteúdos digitais e autora de livros de viagens, Sandra Henriques estreou-se na ficção em 2021, ano em que ganhou o prémio europeu no concurso de microcontos da EACWP com «A Encarregada», uma história de terror contada em 100 palavras. Integrou as antologias «Sangue Novo» (2021), com o conto «Praga», e «Sangue» (2022), com o conto «Equilíbrio». Em março de 2022, cofundou a Fábrica do Terror, onde desempenha a função de editora-chefe.