O Fantasma da Serra de Sintra

A lenda urbana criada por David Rebordão e A Curva

Teresa Fidalgo perdeu a vida nas estradas da Serra de Sintra e, desde então, assombra os caminhos, pedindo boleia aos condutores que se atrevem a parar. Três amigos captaram a sua aparição e o desfecho horrendo que os esperava.

Maria Varanda

O nosso livro está à venda!

Há quase 20 anos, um filme circulava pelos telemóveis e computadores dos adolescentes e criava sustos nos jovens que o viam. O rumor espalhou-se e rapidamente se falava no fantasma da mulher branca das estradas de Sintra, que matava quem lhe desse boleia. Foi o nascer de um verdadeiro mito urbano, parido pela obra de David Rebordão.

Intitulada A Curva, a curta-metragem com pouco mais de seis minutos, filmada ao estilo found footage como o famoso filme Blair Witch, apresenta a história de três amigos (incluindo o próprio David Rebordão) que, na busca de um local para realizar um projeto cinematográfico, encontram o fantasma de Teresa Fidalgo.


Pelas magias da Internet, o vídeo foi divulgado por todo o país e diversos locais do mundo, sendo considerado verdadeiro por muitos. Vários são os artigos online que o desmistificam, mas, mesmo depois de quase duas décadas, continuam a surgir «publicações de corrente» nas redes sociais baseadas n’A Curva.


Ainda me lembro de ver o vídeo, num minúsculo ecrã de um telemóvel de uma colega, e passar umas boas semanas com medo de andar pelas estradas depois do pôr-do-sol. Fica o endereço do Youtube para aqueles de vós que não tiveram a sorte de ser adolescentes amedrontados pela fama e circulação que a curta-metragem teve na altura.