A Fábrica sobreviveu ao Sanatório
Fomos experimentar a nova experiência das Produções Imersivas.
O novo evento acontece a 12, 13 e 14 de abril de 2024. Os bilhetes já estão à venda.
Fomos convidados pelas Produções Imersivas a ir à edição experimental do seu novo desafio, Sanatório. O evento decorre à noite num edifício abandonado ao lado do cemitério de Camarate — o ambiente perfeito para aquilo que vem a seguir.
A premissa é simples: fazemos parte de uma equipa de investigação paranormal, que decide estudar o antigo sanatório onde nos encontramos. E, sem querer revelar muito mais da história para não estragar a surpresa, podemos dizer que aquilo que começa como uma normal investigação do género, idêntica a tantas outras que se podem ver no Youtube, rapidamente se transforma em algo muito mais sério, onde os perigos nos perseguem em cada corredor e o pouco tempo em que não andamos a fugir é usado para resolver um grande enigma que coloca as nossas próprias vidas em risco.
O jogo é feito em grupo, muito focado na narrativa e com alguns puzzles e desafios à mistura que obrigam os participantes a interagir com os atores e o espaço. Tal como noutros jogos das Produções Imersivas, cada participante tem um número limitado de vidas e, fica a dica, se forem os últimos do grupo, é bem provável que acabem por morrer. A velha máxima de ser mais rápido do que a última pessoa, nestes jogos, aplica-se na perfeição.
A utilização dos espaços do edifício abandonado, juntamente com a colocação dos adereços, está extremamente bem aplicada, funcionando muito bem para causar pequenos sustos nos momentos certos e criar a tensão ideal para a história que está a ser contada.
Por ser uma sessão experimental, havia ainda várias arestas por limar e detalhes por resolver, mas, ainda assim, deu para perceber já o enorme potencial deste jogo imersivo. Acreditamos que poderá causar muitos bons momentos àqueles que se aventurarem pelos corredores escuros do antigo sanatório.
Para já, o evento irá decorrer nos dias 12, 13 e 14 de abril, havendo fortes possibilidades de voltar com novas datas em junho e por altura do Halloween.
Terminamos com uma nota importante: apesar de não ser um desafio muito elevado a nível físico, há vários momentos em que é necessário agacharmo-nos ou descer escadas de mão, por isso, este jogo não é indicado para pessoas com mobilidade reduzida ou que tenham dificuldade nesse tipo de atividades.
Informações sobre o jogo:
Classificação: M/18
Duração: Aprox. 90 minutos
Sessões: Das 20 h 30 à 01 h 00
Localização: EM507-1, Camarate
Bilhetes: Sanatório – Jogo Imersivo: 25 €
Participantes: 10 participantes por sessão
Reservas e informações: producoesimersivas@gmail.com | 932 942 400
GOSTASTE? PARTILHA!
Cláudio André Redondo
Apaixonado pelos livros desde os oito anos. Desde essa idade que sempre se aventurou pela escrita e foi acumulando histórias na gaveta, mas só recentemente começou a contar histórias de terror. É nesse género que encontra, atualmente, o maior prazer de escrever, sentindo por vezes que abriu uma porta para um lugar sombrio de onde figuras negras procuram sair. A gaveta abriu-se, resta saber o que de lá vem.