Clube de Cinema da Fábrica do Terror
Começa quinta-feira, dia 28, às 21 h, com um ciclo de curtas nacionais.
A Fábrica do Terror, em colaboração com a Cossoul, organiza um ciclo de cinema dedicado a curtas-metragens de terror português contemporâneo. Várias destas exibições contarão com a presença dos realizadores. A entrada é grátis.
Além de querermos dar palco a todos os criadores de terror português, também queríamos criar uma comunidade à volta do terror nacional: de fãs e de criadores, conhecidos e desconhecidos, veteranos no seu amor pelo género ou «caloiros». Sobretudo, à volta do cinema de terror português.
Sentíamos que — para lá das entrevistas que publicamos, das novidades que damos sobre novos lançamentos, e dos filmes que vão preenchendo a nossa página de curtas — ainda nos faltava dar mais um passo. Assim nasceu a primeira temporada do Clube de Cinema da Fábrica do Terror, em colaboração com a Cossoul, que abriu as portas a este projeto e deu casa ao Ciclo de Curtas Nacionais, onde iremos partilhar curtas-metragens de terror português contemporâneo.
Esta primeira temporada com 11 sessões não seria possível sem a colaboração dos realizadores e produtores que aceitaram, prontamente, colaborar connosco, cedendo os direitos dos seus filmes (para que pudéssemos ter sessões gratuitas e abertas ao público) e organizando a sua agenda para que pudessem estar presentes no dia da exibição do seu filme, presencial ou virtualmente, com disponibilidade para falar sobre os seus filmes e responder a perguntas do público.
Primeira sessão: 28 de setembro
21 h 00 – 23 h 30, na Cossoul (Rua Nova da Piedade, n.º 66, Lisboa)
Superstições e Feitiços
As histórias clássicas de terror vivem da desconfiança e do medo do desconhecido. A sessão de abertura conta com dois filmes, vencedores de vários prémios, realizados por pessoas que colaboram frequentemente entre si. Será superstição?
OS FILMES DA NOITE
Häuschen – A Herança (2019)
de Paulo A. M. Oliveira e Pedro Martins
Menção Especial MOTELX 2019
Sinopse: Perdidos na floresta, numa noite de tempestade, Maria e Miguel refugiam-se no casebre de um velho lenhador. Aquela cabana parece ser o local ideal para se libertarem todos os desejos, fomes e feitiços. Mas, aparentemente, o velho lenhador de estranhos hábitos não vive só.
Com presença dos realizadores
Canção de Embalar (2019)
de João Pedro Frazão
Prémio do Público e Melhor Curta-Metragem Nacional no Madeira Fantastic Film Fest 2020
Sinopse: Madalena, uma criança fruto de uma relação extraconjugal, é odiada pela madrasta, que a culpa pelo incêndio que matou o marido. A mulher, cega, maltrata-a, chegando ao ponto de lhe cortar a língua. Até quando conseguirá a rapariga conter o demónio que tem dentro de si
Com presença do realizador