Alice

de Ana Rita Garcia

 

Alice não tinha medo dos mortos. Eles moravam-lhe na cabeça. 

Acordavam com ela de manhã. Lavavam os dentes. Tomavam banho. Lavavam o cabelo dia sim, dia não. Punham o perfume de tulipas de que Alice tanto gostava. Depois, saíam à rua, atrás dela.

Seguiam-na de perto, como se fossem a sua sombra. Demoravam-se quando ela esperava pelo autocarro. Acenavam-lhe das janelas dos prédios onde ela não entrava. Não tinha medo porque os conhecia a todos pelo nome. Tinha com eles demoradas conversas em silêncio. Umas vezes, riam; outras vezes, não. 

À refeição, Alice sentava-se sempre numa mesa com cadeiras vazias e insistia para que mais ninguém ali se sentasse. Gritava, barafustava, para que a deixassem sozinha com os seus mortos. Depois, abria um caderno e começava a escrever.

Alice não tinha medo dos mortos. No entanto, os vivos tinham medo de Alice. Não sabiam o que esperar de alguém que dizia ver e conversar com quem já não ali estava. Talvez fosse o medo natural que o ser humano sente das coisas que não compreende; talvez sentissem medo dos apontamentos que Alice tirava durante as suas conversas — talvez fossem recados, missões; talvez fossem vinganças encomendadas do lado de lá. 

Alice sorria, matreira, gingava os ombros, e continuava a acrescentar linhas ao seu caderno.

 

*Este texto foi redigido segundo o Acordo Ortográfico de 1945

SOBRE A AUTORA

Ana Rita Garcia

Sonhadora incurável, adepta de cafés longos e de passeios à beira-mar, nasceu em Lisboa, em outubro de 1988. Cresceu a usar o lápis para se expressar através de formas e palavras. Formou-se em Arquitetura, escondendo a paixão pelas Letras até as histórias começarem a escorrer-lhe pelos dedos. Integrou as antologias In/Sanidade e Dúzia (Editorial Divergência), publicou o conto «Colecionadora» no sexto número da revista literária Palavrar e tem vários contos publicados na página oficial da Fábrica do Terror. Em 2024, foi vencedora do Prémio Ataegina para Conto Original, com Os Acasos Improváveis de Mister Rayleigh.

Gostas de ler? Aqui, encontras os melhores contos de terror! 

Privacy Preference Center