«Penitência» (2015)

Um filme de Pedro Caldeira e Paulo Graça.

Penitência foi a entrada do Tripé na competição «Micro Curtas Mov + MOTELX». O concurso pedia curtas-metragens de terror com 2 minutos filmadas apenas com telemóvel. 

É possível contar uma história de terror em dois minutos? As várias edições do MOTELX têm mostrado que sim. Sem tempo para (deixar o público) respirar, os realizadores destas microcurtas têm de «entrar a matar».

O filme que partilhamos contigo hoje foi a resposta do Tripé a esse desafio em 2015.

Sobre o filme:

Penitência foi a entrada do Tripé na competição «Micro Curtas Mov + MOTELX». O concurso pedia curtas-metragens de terror com 2 minutos filmadas apenas com telemóvel. Apesar de não ganharmos a competição, recebemos críticas bastante positivas ao filme e até fomos convidados a mostrá-lo no programa Cinemax Curtas da RTP2.
Filmado inteiramente num iPhone 6®, Penitência foi um desafio interessante, em grande parte por ter sido filmado em condições de parca luminosidade. Apesar disso, conseguimos fazer uso dessas circunstâncias, criando uma atmosfera tensa com algumas luzes localizadas, contando uma história em apenas 2 minutos.

Sobre os realizadores:

Pedro Caldeira nasceu em Tomar.
Formou-se em Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e trabalhou nessa área até final de 2016.
Em 2012/2013, começou a aprofundar conhecimentos na área do audiovisual, acabando por frequentar o curso pós-laboral de Pós-Produção Vídeo na Restart.
Em 2014, uniu esforços com Paulo Graça e fundaram o Tripé, de modo a explorarem a produção de filmes, web-séries, videoclips, vídeo-arte, spots promocionais e cobertura de eventos.
Até à data, as suas obras já foram selecionadas para diversos festivais, como Napoli Film Festival, Filmapalloza Atlanta, Filmapalloza Paris, MOTELX, Porto7, Arouca Film Fest, Leiria Film Fest, Curt’Arruda, FIKE, Ymotion, rede Shortcutz, e a equipa Tripé já ganhou diversos prémios em competições como o 48 Hour Film Project de Castelo Branco e de Lisboa, e nos festivais Silêncio e 3in1.
Em 2020, Pedro Caldeira voltou à Restart, agora como professor, sem deixar de procurar novos e aliciantes desafios audiovisuais que o permitam continuar a progredir na área.

 

Paulo Graça nasceu em Tomar em 1985.
Formou-se em Design Gráfico e Multimédia pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha em 2008.
Apesar de trabalhar ativamente como designer em ambiente de agência e de manter projetos paralelos como ilustrador e designer gráfico para várias entidades, sempre teve interesse pela área audiovisual e aproveita parte do seu tempo livre para explorar essa paixão.
Em 2014, fundou conjuntamente com Pedro Caldeira o Tripé, tendo já lançado várias curtas-metragens com presenças em diversos festivais.
Juntamente com Pedro Caldeira, organiza também o Planos – Festival Internacional de Curtas-metragens de Tomar, desde 2016.

Ficha técnica:

Realização: Pedro Caldeira e Paulo Graça
Argumento: Paulo Graça
Elenco: Pedro Branco, Ariana Santos
Produção: Pedro Caldeira e Paulo Graça
Música: David Pais
Fotografia: Paula Lourenço
Edição: Pedro Caldeira e Paulo Graça
Edição e Mistura de Som: David Pais
Assistência: Rita Gomes


VER AQUI