Gonçalo Almeida realiza o seu próximo filme sob a mentoria de Werner Herzog
O realizador prepara-se para rodar a sua próxima curta-metragem nas ilhas Canárias, num projeto único sob a mentoria do cineasta alemão.
Este é o único português a integrar a produção da La Selva, produtora espanhola sediada em Barcelona, que selecionou 25 realizadores e 25 diretores de fotografia entre mais de 400 candidatos de todo o mundo.
Os cineastas formarão duplas criativas, sendo guiados ao longo de 11 dias — de 21 de setembro a 1 de outubro — por Werner Herzog e o seu diretor de fotografia, Peter Zeitlinger.
A ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, será o local da produção. Exatamente três anos após a erupção do vulcão Cumbre Vieja, que marcou profundamente a população local, os cineastas homenagearão o povo da ilha através das suas histórias. Este projeto tem como objetivo celebrar a resiliência da comunidade de La Palma, que suportou 85 dias de erupção, refletindo nas curtas-metragens o espírito de superação e resistência.
Gonçalo Almeida fará dupla com Mika Altskan, diretor de fotografia americano conhecido pelo seu trabalho de cinematografia em videoclipes como Chemical, de Post Malone, ou Boys of Faith, de Zach Bryan, tendo sido também responsável pela cinematografia da campanha publicitária com Billie Eilish para a Nike. Esta parceria promete unir a criatividade de Almeida com a experiência visual de Altskan num projeto que certamente chamará a atenção.
Sobre o realizador
Gonçalo Almeida é um dos principais nomes do cinema fantástico nacional, conhecido pelo seu trabalho com não-atores e pelo sucesso de Thursday Night — um filme protagonizado por duas cadelas, nomeado para o Grande Prémio do Júri no festival de Sundance, em 2018. O filme recebeu destaque na imprensa internacional e ganhou ainda o Prémio de Melhor Realizador de Curtas de Terror no Fantastic Fest — o maior festival de cinema de género dos Estados Unidos — e o prémio de Melhor Curta Metragem Portuguesa no MOTELX 2017.
Em 2019, Gonçalo estreou a sua primeira longa-metragem, Faz-me Companhia, nos cinemas NOS Audiovisuais e, posteriormente, integrou a seleção de realizadores do Programa Talents da 69.ª Berlinale.
Em 2020, foi galardoado com o prémio NICO da Academia Portuguesa de Cinema, que reconhece novos talentos do cinema português.
Em 2022, com A Rapariga de Saturno, Gonçalo recebeu a nomeação para Melhor Curta-Metragem de Ficção nos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, e foi premiado, pela segunda vez, nos Estados Unidos como Melhor Realizador de Curtas-Metragens no Fantastic Fest. No início de 2023, o seu projeto O Advento foi selecionado entre 300 candidatos para o programa Europeu de Desenvolvimento de longas-metragens LIM (LESS IS MORE). A sua obra foi alvo de uma retrospetiva na edição do Leiria Film Fest de 2023.
No início de 2024, Gonçalo completou Atom & Void, uma curta-metragem de ficção científica com uma aranha real, que tem a sua estreia europeia marcada para outubro de 2024, em Sitges — Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha. Gonçalo frequenta o doutoramento em Media Artes na UBI e o seu trabalho tem sido destacado em publicações como a Indiewire e a Vogue, tendo já sido convidado para integrar o painel de jurados de vários festivais de cinema.