«Santanário» ganha dois prémios nos Independent Horror Movie Awards 

O novo filme de João Pedro Frazão foi nomeado em mais três categorias.

Ainda sem data marcada para estrear em Portugal, o filme começou agora o seu percurso em festivais de cinema internacionais.

Santanário, o novo filme de terror do realizador e diretor de arte João Pedro Frazão, ganhou os prémios de Best Kill e Best Gore nos Independent Horror Movie Awards de 2024. O filme de época protagonizado pelos atores Dinarte de Freitas e Ana Lopes foi também nomeado para Best Cinematography, Best Short e Best Original Concept.


Ao telefone com a Fábrica do Terror, Frazão, que tem por hábito não festejar os prémios de forma expansiva, disse-nos estar «feliz com o reconhecimento, claro. E é uma felicidade que partilho com toda a equipa que trabalhou em tempo recorde para tornar este filme de terror de época uma realidade».


 

Sobre o filme:

Santanário é um filme intenso e impactante que mergulha nas temáticas do fanatismo religioso, abuso de poder e submissão. A história desenrola-se a partir do momento em que uma Bíblia cai no chão, simbolizando a quebra de paradigmas e a possibilidade de questionamento.

Enquanto o personagem masculino é atormentado pela sua própria depressão e pelas suas inseguranças, este homem encontra consolo na submissão e controlo sobre a mulher, justificando os seus atos sob pretensa influência divina. O filme revela as ramificações do fanatismo religioso quando desencadeia uma espiral de abuso e manipulação.

Santanário apresenta uma abordagem crua e realista, explorando as dinâmicas psicológicas dos personagens e os conflitos internos que os impulsionam. O filme denuncia o perigo do extremismo religioso e da manipulação de poder.