Dos Fantasmas do Castelo às Aparições da Serra

Uma Experiência com o Caminheiro de Sintra

A Serra de Sintra permanece, imponente e majestosa, uma constante durante a passagem do tempo. Local de séculos de história e mãe de muitas lendas e mistérios, recebe os caminheiros guiados por Miguel Boim de braços abertos. Exige apenas respeito. E silêncio.

***

Maria Varanda

O nosso livro está à venda!

Começando no Palácio da Vila, os caminhantes  avançam pelas estradas alcatroadas, subindo pela Serra e deixando para trás o movimento dos turistas. O Sol vai-se pondo, a noite vai caindo, e o Caminheiro de Sintra guia um grupo de 15  entusiastas que se deleitam com as histórias da Serra.


Miguel Boim começou a guiar estas visitas em 2013, mas a sua história com o local mágico e intemporal é muito mais antiga. É com o seu conhecimento, voz e passos experientes que deixa os participantes embrenhados na experiência.


Não se preocupe com a escuridão que se intensifica, como o Caminheiro lhe dirá: «os olhos habituam-se». O percurso é relativamente fácil, especialmente se cumprir as regras que receberá previamente por e-mail: em especial o calçado confortável e, para mim a mais importante, o silêncio (se não pelo respeito à fauna sintrense e ao ambiente da experiência, que seja pela gestão do fôlego).

Por curvas e curvinhas, subindo até aos limites murados do Palácio da Pena e descendo depois de volta ao centro da vila, preste atenção ao que o rodeia. Ao vento entre as árvores. Aos cheiros da floresta. Ao brilho prateado que o luar derrama à sua volta. Aos ruídos da pequena fauna que segue com a sua vida em redor dos caminhantes. Ouça as histórias do Caminheiro. Envolva-se nelas. Deixe que Miguel Boim o transporte no tempo, até anos passados. As histórias são surpreendentes e algumas bem capazes de o deixar arrepiado.  A nós, certamente deixaram.


As visitas interpretativas são variadas e uma aposta certa para uma experiência inesquecível; os operários da Fábrica do Terror irão, sem dúvida, participar noutras caminhadas. Ao leitor, recomendamos que conheça a Serra de Sintra fora dos percursos comuns: escolha o Caminheiro de Sintra para o guiar na sua viagem.