Está na altura de dar um dia ao terror!

Passem a marcar o dia 15 de março nas agendas: nasceu o Dia Nacional do Terror.

Em honra do nascimento da Fábrica do Terror, decidimos batizar esta data como o dia oficial de celebrações relacionadas com todas as vertentes do terror. 

Há demasiado tempo que o Halloween tem abarcado tudo o que é terror numa só data. Percebe-se, naturalmente. É o Dia das Bruxas, o Dia dos Mortos, o Samhain e a véspera do Dia de Todos os Santos. Não podemos deixar, no entanto, que isto nos distraia do essencial: existem dias para uma série de coisas, de variado grau de importância, mas não «o dia do terror». Isto, na nossa opinião, tem de mudar.

É certo que existe o 23 de outubro, onde se celebra o National Horror Movie Day, a data escolhida, em 2023, pela Black Vortex Cinema, em honra do aniversário do realizador Sam Raimi. Esta data, porém, apresenta alguns «problemas»:

  1. é nacional, pelo que se restringe apenas aos Estados Unidos da América;
  2. centra-se apenas na vertente cinematográfica do terror.

A proposta da Fábrica do Terror, então, é a seguinte: também em honra, não de uma pessoa, mas de um coletivo em prol do terror, implementaremos, simbolicamente, a abertura de portas da Fábrica (15 de março) como o Dia Nacional do Terror, uma data onde todas as suas expressões podem e devem ser celebradas. Um dia com «Terror» no nome, em maiúscula e sem subterfúgios, assumindo e dando relevância a este género que, se não merece um feriado, merece pelo menos a dignidade e a valorização de ter um dia só para si.



Pode coincidir com o Dia Mundial do Sono? Pode. Mas que isso não impeça de festejarem o dia em pleno quando forem dormir, abraçando os pesadelos.