Estreia internacional de «Maria José Maria» dia 28 de julho em Inglaterra
O mais recente filme do português Chico Noras é exibido dia 28 de julho no Swindon Independent Film Festival.
A estreia em Portugal desta curta-metragem de terror acontecerá na 17.ª edição do MOTELX, em Lisboa.
Em comunicado à Fábrica do Terror, o realizador Chico Noras, cujo filme de estreia foi a curta-metragem de humor negro Por um Punhado de Trocos (2021), deixou-nos uma nota sobre o seu mais recente filme, já selecionado para os festivais Swindon Independent Film Festival (Swindon, Inglaterra), Bizarrya Short Film Festival (Porto, Portugal) e MOTELX (Lisboa, Portugal): «A mente humana é a floresta escura que mais tememos. O consciente é a ponta do iceberg, que esconde um profundo submundo que ganha vida própria. Em Maria José Maria, esse conflito milenar que ocorre dentro do ser é embebido em gore expressionista, com laivos de humor negro, através de uma peça de terror psicológico. Esta leve adaptação da história real de Maria José, que chocou o país em 1842, devido ao horrendo homicídio da mãe, tendo o corpo sido esquartejado, decapitado e espalhado pela cidade de Lisboa, pretende explorar o comportamento pós-traumático desta personagem, resultante da psicose que levou ao crime. A fragilidade do seu ego, perante a ferocidade da sombra, apodera-se do seu ser. Este é o cerne da mensagem da obra apresentada: o poder subestimado do inconsciente».
O filme tem direção de fotografia do português radicado em Berlim Nuno Martini (cujos trabalhos mais recentes incluem O Caso Coutinho, Stand Up, Verbindung e Der, der das Feuer brachte), membro do júri do New Orleans Horror Film Festival e do Eurasian Film Festival.
Do elenco principal fazem parte Eunice Correia (no papel de Maria José), André Gago (Regedor António Ferreira do Sul) e José Neto (como Padre Aníbal).
***
O seu novo filme, Maria José Maria, tem estreia nacional no MOTELX 2023.