Estreia nacional de Graça Furiosa,  a 30 de maio.

Apresentado por MOTELX, em parceria com a FilmTwist.

Exibição em Lisboa, Porto, Almada, Coimbra, Gaia, Gondomar, Guimarães, Braga, Tavira, Setúbal.


A primeira longa-metragem do realizador britânico de origem filipina Paris Zarcilla é um thriller avassalador que conta a experiência da imigração a partir de uma perspetiva aterrorizante.


Após ter disputado o prémio de Melhor Longa Europeia na competição Méliès d’argent na última edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, Graça Furiosa chega finalmente às salas portuguesas, no dia 30 de maio, pelas mãos do MOTELX e da FilmTwist.

Distinguido, em 2023, com o Grande Prémio do Júri e o Prémio Thunderbird Rising, no SXSW (EUA), e com os prémios do Público, do Júri Jovem e da Crítica Internacional, no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Neuchâtel (Suíça), Graça Furiosa é uma obra catártica onde Paris Zarcilla se debate com questões de identidade e de origem, depois de assistir à discriminação perante a comunidade filipina e ao aumento do racismo contra os asiáticos, no Reino Unido — factos que confrontaram o realizador durante o tumultuoso confinamento, em 2020, e que serviram de rastilho para esta história de imigração muito pessoal, contada através dos códigos do terror.

«No momento em que a pandemia se alastrava a todo o vapor, senti uma revolta que precisava de libertar. Estava cansado de segurar tudo isso às costas», explica o autor que define este seu trabalho como um coming-of-rage: a raiva enquanto libertação.

A película inspira-se assim nas próprias experiências de Zarcilla em criança, para relatar a história de Joy, uma imigrante filipina sem documentos que, desesperada por estabilidade e um abrigo seguro para a sua filha, Grace, consegue um emprego de cuidadora de um velho aristocrata moribundo. Porém, naquela mansão assombrada, o que à partida parece melhorar as suas vidas e concretizar o alcance de um visto permanente em Inglaterra transforma-se num enorme pesadelo quando algo sinistro se faz sentir, ameaçando tudo pelo qual trabalharam.


Elencado por Max Eigenman, Jaeden Boadilla, Leanne Best e David Hayman, Graça Furiosa é considerado pelo site Eye for Film como «um thriller gótico com o potencial para atrair o grande público». Já a revista Variety elogia o «trabalho impressionante» de Paris Zarcilla «ao misturar convenções de filmes de terror com a poderosa urgência de uma crítica social cuidadosamente observada». A plataforma online dedicada ao lendário crítico de cinema norte-americano Roger Ebert escreve que o realizador «prova que é um grande contador de histórias».


Nesta que é a primeira estreia da parceria MOTELX e FilmTwist — a plataforma de streaming dedicada ao cinema fantástico e de culto —, Graça Furiosa, com distribuição da Vendetta Filmes, tem finalmente exibição agendada em Portugal, a 30 de maio de 2024, em alguns dos principais cinemas do país:
Cinemas NOS Braga Parque, Castello Lopes Cinemas GuimarãeShopping, Cinemas NOS Parque Nascente (Gondomar), UCI Arrábida, Cinemas NOS Gaia Shopping, Cinemas NOS Forum Coimbra, Cinemas NOS Alvaláxia, Cinema City Alvalade, UCI El Corte Inglés, Cinemas NOS Almada Fórum, Cinema City Setúbal e Cinemas NOS Tavira Plaza.