20 Anos de «A Curva» 

O filme found footage de David Rebordão que se tornou um mito urbano.

Dia 13 de junho, na Cossoul. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e a sessão começa às 21 h.

No início dos anos 2000, a Internet era uma novidade: usávamos o MSN Messenger e o mIRC para comunicar; as redes sociais da moda eram o MySpace e o Hi5; (quase) toda a gente tinha um blog no LiveJournal; para se ter uma conta de Gmail (essa grande novidade da época), tinha de se ter um convite; o YouTube ainda não tinha nascido e usava-se o seu avô Google Video.

Com tanta ferramenta à distância de um clique (pronto, mais do que um, porque ligarmo-nos à Internet era um processo demorado e ruidoso), naturalmente que a informação circulava rápido e pelo mundo inteiro.

Talvez não terá sido logo em 2004, mas lembro-me de partilharem comigo um link para um vídeo alegadamente real de uma experiência sobrenatural em Sintra. Esta também era a altura em que enviavam vídeos parvos com instruções para aumentarmos o som e colarmo-nos ao ecrã para depois cairmos na esparrela de ser assustados por um grito — caí em todas. Julguei que esta história do fantasma da Teresa Fidalgo fosse uma dessas petas, mas depressa percebi que havia aqui algo de diferente. Contudo, não me lembro de quando descobri a verdadeira história por trás de A Curva.


Vinte anos depois, ainda aparecem artigos a desmistificar a «história verdadeira» de Teresa Fidalgo e a provar que, além de ter sido apenas um filme, e ao contrário dos boatos, o seu realizador, David Rebordão, está vivo e de boa saúde. A contribuir para a verdade dos factos desde 2023, está a entrevista que lhe fizemos para a Fábrica.


Não queríamos deixar passar em branco o vigésimo aniversário da rodagem deste filme e quase que acertámos na mesma data: A Curva foi filmada no dia 5 de junho, dia do concerto da Britney Spears no Rock in Rio de 2004. Dia 13 de junho, quinta-feira, vamos ver o filme em conjunto com o realizador e fazer-lhe todas as perguntas. Sobre o filme, não sobre a Britney Spears.


As portas da Cossoul abrem às 20 h 30, meia hora antes do início da sessão, e encerram às 23 h 30.