Novos livros de terror infantojuvenil em português
Oferecer um livro é sempre uma boa ideia, seja em que altura for.
Para quem está à procura da prenda perfeita para os jovens amantes do género, compilámos neste artigo as novidades de terror infantojuvenil dos últimos cinco meses.
Livros apresentados por ordem de lançamento.
O Cuquedo ― Guia Prático do Susto,
de Clara Cunha,
Livros Horizonte
«Qual é o tamanho do susto que consegues pregar? Serás capaz de assustar como eu? Vem assustar-me! Tu consegues! Vá lá! Preparado?! A saga O Cuquedo não pode ser dissociada do susto. Agora, Clara Cunha e Paulo Galindro trazem-nos o Guia Prático do Susto, com o qual miúdos e graúdos têm oportunidade de aprender a assustar com o grande mestre.»
Entra na Caixa, Lobo Mau!,
de Clara Cunha,
Livros Horizonte
«A saga do Lobo está de volta com novas peripécias!
Andava o Lobo Mau a passear pela floresta quando encontrou uma caixa de cartão vazia.
Sem saber o que fazer com ela, decidiu levá-la. Depois de muito pensar, resolveu fazer uma maldade…
Uma história divertida que nos ensina a reutilizar e a dar vida nova aos objetos que já temos, bastando para isso um pouco de imaginação…»
Matilde e o Segredo dos Quatro Ventos,
de Patrícia Furtado,
Nuvem de Letras
«Nesta nova aventura, a Matilde volta a tropeçar num mistério que, claro, faz questão de desvendar. Tudo começa na Feira dos Espantos, depois de uma volta nos carrinhos de choque. Numa sucessão de mal-entendidos, personagens pouco simpáticas e um jogo de cartas que parece ter vida, a bruxa e os seus amigos vão envolver-se numa conspiração perigosa. Os habitantes do Poço Fundo, um mundo subterrâneo onde o crime prospera, não desistem dos seus esforços para acabar com a paz em Torres Altas.
Neste novo capítulo, a Matilde vai viver algumas desilusões e ter revelações surpreendentes, sempre com a ajuda dos seus amigos e de Fred, o furaleão.»
A Aranha Antonieta e as Formas,
de Vanessa Namora Caeiro,
Booksmile
«Aventureira e divertida, ela é a Aranha Antonieta!
A Antonieta não consegue parar de espirrar… e cada vez que espirra, muda de forma! Será que algum dos animais da Floresta Geométrica vai conseguir ajudá-la?
Vem com ela aprender as FORMAS e descobrir as maneiras mais esquisitas de acabar com os malvados atchins!
Este livro inclui um guião para famílias, professores e educadores, desenvolvido por Sandrina Esteves, professora no ISEC Lisboa, com ideias e atividades divertidas e didáticas para explorar as formas geométricas junto dos mais novos.»
Contos Arrepiantes da História de Portugal ― Revoluções Revoltantes,
de Rui Correia e António F. Nabais,
Nuvem de Tinta
«Qualquer pessoa que chegasse a Portugal no século xix ia logo embora, tal a balbúrdia que encontrava. Um reino destruído e pilhado por tropas francesas. Uma família real enlouquecida a fugir de Napoleão. Batalhas por todo o país, com milhares de mortos e feridos, viúvas e órfãos. No meio disto, um Brasil que decidiu ser independente.
A liderar a revolução, D. Pedro, o rei português que abdicou da Coroa portuguesa e depois da Coroa brasileira, só para regressar a Portugal e derrotar o irmão que o tinha traído. Uma sangrenta guerra civil pôs o país a ferro e fogo.
Quando chegou ao fim e tudo parecia terminado, os ingleses humilharam-nos em África e os ódios partidários iriam conduzir ao extraordinário assassinato do rei D. Carlos. De resto, estava tudo bem.»
Os Números Nojentos ou Mais Aventuras de um Rapaz Que Gosta de Fazer Asneiras,
de David Machado e David Pintor,
Caminho
«Depois do sucesso de O Alfabeto Nojento, da mesma dupla de autores, surge agora uma forma divertida de aprender os números, com a ajuda do traquinas Henrique, um rapaz que só gosta de fazer asneiras e das partidas nojentas que ele prega aos amigos e a toda a família.»
O Rio Infinito,
de Mia Couto,
Caminho
«Num certo inverno, o Sol deixou de se levantar e o mundo cobriu-se de escuro e frio. Sem poder caçar, sem poder plantar, a família acreditou ter chegado o fim do mundo. Kianda pensou: “É preciso contra histórias às nossas crianças.”»
Monstrocedário,
de Joana Maurício,
Nuvem de Letras
«Poderão Monstros cheios de ideias e mil cores explicar o abecedário? Há para todos os gostos, só tens de os procurar. Escolhe a letra de que mais gostas, eles estão cá para te ajudar.
Bem-vindo ao Monstrocedário,
foste o primeiro a chegar!
Agora que aqui estás,
a aventura vai começar.
Com o alfabeto dos monstros,
vais descobrir e aprender
que, para ler e escrever,
precisas de o conhecer.»
GOSTASTE? PARTILHA!
Marta Nazaré
Marta Nazaré, nascida em Lisboa, a 5 de março de 1981, é formada em Letras e Tradução de Inglês. Dedica-se a tempo inteiro à tradução de livros infantojuvenis e à legendagem de filmes e séries.
Descobriu o terror em tenra idade na papelaria do bairro que vendia a coleção «Arrepios», de R. L. Stine. Ainda hoje, o terror infantojuvenil é o seu género preferido.