Submissões abertas para a 4.ª edição da «P’ARTE: Recolhas Poéticas»

De 26 de abril a 30 de junho. Em parceria com a Fábrica do Terror.

Procuram-se obras originais sob o conceito de «tafofilia», o gosto/atração por cemitérios, celebrações fúnebres e rituais da morte.

P’ARTE: recolhas poéticas é uma fanzine do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a chancela do subgrupo de investigação SYNESTHESIA, integrado no grupo THELEME — Estudos Interartes e Intermedia.

A quarta edição desta publicação será um número especial, organizado por Alexis F. Viegas e Patrícia Sá, e contará ainda com a parceria da Fábrica do Terror. Para a dupla de editores convidados para este número, é «um desafio e uma honra organizar e editar um volume com um tema tão único, mas temos a certeza de que o resultado final será mais um espelho de como o terror pode tomar forma, dentro e fora da academia, em Portugal».

Pela primeira vez, a fanzine estará aberta além da poesia, aceitando obras em prosa nos formatos de conto curto ou microconto, bem como de ilustração ou fotografia.

De acordo com o comunicado de imprensa: «inspirado na famosa canção Sympathy for the Devil, dos Rolling Stones, esta publicação será encabeçada pelo título Sympathy for the Grave.


Assim, convidamos todos os interessados a enviar poemas, textos em prosa, ilustrações e/ou fotografias que abordem esta admiração pelos lugares da morte».


Como podes submeter a tua obra

Prazo para o envio dos artigos: 

30 de junho de 2023

Notificação de aceitação ou rejeição: 

Até 31 de julho de 2023

 

Endereço para contactos e envio de propostas: 

partecec@gmail.com

 

Condições de submissão: 

As submissões não têm de ser inéditas, desde que sejam totalmente originais e de autoria própria. Não serão tolerados casos de plágio e/ou utilização indevida de qualquer tipo de conteúdo, resultando estes em desqualificação imediata. No caso de submissões que tenham sido publicadas previamente, será necessário fornecer informação acerca da data e do local de publicação, para além de providenciar uma referência direta que o comprove (através de link, no caso de publicação digital, ou outro método). Estas só serão aceites se o local de publicação original assim o permitir.

 

Línguas de publicação: 

Português, italiano, inglês, espanhol, francês ou combinações destas línguas. Serão aceites, também, textos noutros idiomas acompanhados de uma tradução em qualquer uma das línguas mencionadas.

Todas as submissões devem ser enviadas por e-mail (partecec@gmail.com) com o assunto «Submissão Tafofilia». Estas devem ser acompanhadas dos termos de aceitação e declaração sob compromisso de honra assinados, em formato PDF, constando, no corpo do e-mail, as seguintes informações:

1. Nome e apelido de autor, bem como pseudónimo, caso se aplique; 

2. Título da obra e tipologia;

3. (Opcional) Breve nota biográfica (máx. 150 palavras), acompanhada de informação de contacto profissional relevante (e-mail, redes sociais, website, entre outros).

 

Relativamente à formatação das submissões, os artistas devem seguir as normas delineadas abaixo, correspondentes à tipologia da sua obra:

  • Ilustrações e fotografias devem ser submetidas em formato PNG;
  • Contos, microcontos ou poesia devem ser submetidos em formato DOCX e terão de ser formatados com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento de 1,5. Estes devem também identificar qual a versão do acordo ortográfico que seguem, caso se aplique;
  • Na designação do ficheiro, deve constar o nome do autor e a tipologia da obra, por esta ordem, separados por traços inferiores (por exemplo, Jane_Doe_Ilustração).

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDP/00509/2020