11 «Sustões» para o Mês das Bruxas (2024)
Leituras, filmes e eventos terríficos para o mês mais horripilante do ano.
Com o Dia das Bruxas à porta, alguns monstros conhecidos resolveram publicar a versão verdadeira das suas histórias; outros, a braços com emoções avassaladoras, optaram por aderir ao mindfulness. Os monstros empoderaram-se.
No Cemitério dos Prazeres, um esqueleto resolveu sair do túmulo para dois dedos de conversa sobre a morte. Talvez, quem sabe, queira participar nas festividades, como a festa de arromba que a Rainha de Copas vai dar no seu palácio. Bem, mas para isso é preciso que as várias tentativas de impedir o Dia das Bruxas caiam por terra.
E, enquanto os Mauzões planeiam mais um assalto, arrancamos com as sugestões para o mês mais assustacular do ano.
Leituras
A Aranha Antonieta e o Halloween, de Vanessa Namora Caeiro, Booksmile
Recomendado para 4+
No escuro, numa noite de lua cheia, a aranha Antonieta pensava em novos e estrondosos sustos para pôr em prática no Halloween quando, de repente, um morceguito veio ao seu encontro. Precisava de ajuda, pois no mundo das Sombras Sombrias Assombradas reinava uma grande tristeza. As criaturas sinistras choravam e diziam que ninguém as queria no Halloween. Oh, que desgraça, temos de resolver isto o quanto antes! Não queremos choradeiras no dia mais arrepiante do ano.
Os Piores Monstros do Mundo, de David Walliams, Porto Editora
Recomendado para 7+
Entrem, se têm coragem, no mundo colorido dos monstros. Com o Dia das Bruxas à porta, nunca é demais estarmos bem informados sobre criaturas com as quais há uma grande probabilidade de nos cruzarmos.
São dez os monstros a temer, mas será que são assim tão abomináveis?
As ilustrações fantásticas de Adam Stower fazem deste livro um item de colecionador.
Alice na Sua Maravilhosa Pastelaria: Fergie e o Dia das Bruxas, da Disney, Dom Quixote
Recomendado para 7+
Se gostam da série Alice na Sua Maravilhosa Pastelaria, não podem perder este livro da coleção.
O Fergie queria muito ir à celebração do Dia das Bruxas no palácio da Rainha de Copas, mas o tímido coelho não consegue divertir-se em festas assustadoras. A Alice e os amigos vão tentar ajudá-lo a perceber que não há mal nenhum em admitir quando temos medo.
Filmes
Os Mauzões: Assalto Assombrado, Netflix
Recomendado para todas as idades
A equipa dos nossos vilões preferidos embarca em mais um assalto arriscado no Dia das Bruxas. Desta vez, pretendem surripiar um amuleto lendário de uma mansão assustadora. Conseguirão eles superar os sustos para concluir o assalto? No fim de contas, são os Mauzões, não são?
Os Descendentes 4: Coração Rebelde, Disney+
Recomendado para 9+
Uma, a diretora da Escola de Auradon, convida Red, a filha da tirânica Rainha de Copas, a ingressar na escola, embora saiba que a rainha ainda guarda rancor contra Auradon e, principalmente, contra Cinderela. Quando a Rainha de Copas instiga um golpe contra Auradon, Red terá de se unir a Chloe, a filha perfecionista de Cinderela, e recuar no tempo numa tentativa de reverter o evento traumático que levou a jovem Rainha de Copas a seguir o caminho da vilania.
Capitão Cuecas e a História Assustadora do Fals-o-ween, Netflix
Recomendado para todas as idades
Faltam quatro horas para o Halloween. As decorações e a diversão desapareceram.
Quando o Melvin tenta cancelar o Halloween, os astutos amigos Harold e George juntam-se para criarem a sua própria festividade com a ajuda do Capitão Cuecas.
Atividades e Eventos
Oficinas Vitais sobre Assuntos Fatais: Entrevista Um Esqueleto, Cemitério dos Prazeres, Lisboa
Recomendado para crianças entre os 7 e os 11 anos, acompanhadas de um adulto
Se fosse possível fazer perguntas a um esqueleto, o que queriam saber?
Com a participação de Joana Rita Sousa, da Filocriatividade, miúdos e graúdos são convidados a passear pelo emblemático Cemitério dos Prazeres, e perguntar e responder sobre a morte.
Dia 13 de outubro, das 11 h às 13 h, entrada gratuita mediante inscrição através do e-mail cemiterios.visitas@cm-lisboa.pt
Os Mais Antigos Cemitérios de Lisboa: Da Época Romana à Idade Média, Museu de Lisboa, Palácio Pimenta
Recomendado para maiores de 12 anos
Como é que os lisboetas sepultavam os mortos antes de existirem os cemitérios modernos? E o que fizeram aos mortos no grande terramoto de 1755? Numa visita ao Museu de Lisboa, ficarão a conhecer estas e outras histórias relacionadas com alguns dos cemitérios mais antigos de Lisboa.
Dia 13 de outubro, das 15 h às 16 h 30, entrada gratuita mediante inscrição através do e-mail cemiterios.visitas@cm-lisboa.pt
Monstros das Emoções, Auditório Municipal de Olhão, Faro
Recomendado para maiores de 6 anos
Preparem-se para uma viagem alucinante da Tristeza à Alegria, passando pelo Medo, pela Birra e pela Calma. Será uma festa em que as crianças, com a ajuda dos Monstrinhos, poderão sentir e identificar as emoções.
Dia 26 de outubro, às 16 h, bilhetes a 9 €, à venda em https://ticketline.sapo.pt/evento/monstros-das-emocoes-86593
Fun Day Halloween 2024, Portimão Arena, Portimão
Recomendado para maiores de 2 anos
A diversão nesta festa infantil do Dia das Bruxas passa por insufláveis, trampolins, piscinas de bolas, escorregas, pistas de obstáculos, escalada, jogos, uma discoteca insuflável e muitas diversões exclusivas. Não vão faltar pinturas faciais, demonstrações de danças infantis, algodão doce e muita brincadeira.
Dias 26 e 27 de outubro, das 10 h às 19 h, bilhetes a vários preços, entrada gratuita a pais e acompanhantes. Bilhetes à venda em https://bilheteira.fnac.pt/Evento-543458/FUN-DAY-HALLOWEEN-2024-
Truz, Truz, Será o Bicho Mau?, Rua dos Almocreves, Setúbal
Recomendado para crianças dos 12 meses aos 6 anos
Este teatro musical sensorial baseia-se na história E Se For Um Bicho Mau?, da autoria de João Barbosa, publicado pela Editora Alfarroba, e está repleto de oportunidades de ouvir, cantar e tocar.
Dias 20 e 27 de outubro, das 10 h às 11 h 45, bilhetes a 16 € (2 acompanhantes + 1 bebé/criança).
Local: Rua dos Almocreves, n.º 48, 2900-213 Setúbal
Mais informações e inscrições em ecos@sonsdesentir.pt
GOSTASTE? PARTILHA!
Marta Nazaré
Marta Nazaré, nascida em Lisboa, a 5 de março de 1981, é formada em Letras e Tradução de Inglês. Dedica-se a tempo inteiro à tradução de livros infantojuvenis e à legendagem de filmes e séries.
Descobriu o terror em tenra idade na papelaria do bairro que vendia a coleção «Arrepios», de R. L. Stine. Ainda hoje, o terror infantojuvenil é o seu género preferido.