Amor, Sangue e Tripas
Um Especial Dia de São Valentim
Este foi difícil, confesso. Não só me vi perante ter de escrever um artigo para um dia no qual não acredito, como tive de ver inúmeros filmes, muitos deles de carácter questionável, para conseguir chegar aqui.
O esforço e a tortura foram em vão, porque todos os filmes que vi recentemente com o propósito de os dedicar ao dia de S. Valentim se revelaram indignos do selo da Sessão da Noite.
Assim, trago-vos três sugestões finais, entre as quais poderão escolher a vossa preferida, mediante gostos e personalidades.
Ready or Not (2019)
Para os que gostam de filmes com muito movimento e em que o mal é humano, mas não recusam um bocadinho de sobrenatural, procurem ver Ready or Not. O filme é de 2019, com a realização de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillet, sendo a estrela principal Samara Weaving. Pensei seriamente, depois de ver o Babysitter, que Samara Weaving ia ser a nova scream queen — enganei-me, mas Ready or Not deu um minisseguimento a essa esperança.
A película é sobre casamentos. Queriam romance? Aqui o têm. Só que não. Grace junta-se aos Le Domas ao casar com Daniel, uma família com costumes peculiares — neste caso, após cada boda, uma noite de jogos familiares. Grace vê-se rapidamente envolvida num jogo mortal com uma família que esconde um passado tão negro quanto o seu presente.
É um filme final girl, sem momentos aborrecidos, com terror corporal e sobrenatural, muita comédia negra, um espetacular elenco e a sua dose generosa de decisões idiotas.
Gerald’s Game (2017)
Para aqueles de vós que preferem ficar restritos aos terrores da mente e existência humana, num ambiente mais íntimo, vejam Gerald’s Game (2017). Este não precisa de grandes argumentos:
1 – Baseado num conto de Stephen King;
2 – É um filme de Mike Flannagan;
3 – Carla Gugino, Kate Siegel, Henry Thomas.
Se não ficaram convencidos (mau indicador do vosso caráter), Gerald’s Game conta-nos os perigos de usar brinquedos sexuais quando se tem doenças cardiovasculares. Calma, relaxem, homens de meia-idade com hipercolesterolemia, estou só a brincar.
Gerald’s Game é sobre sobrevivência. É sobre as sombras que o nosso passado lança sobre nós quando estamos sozinhos. É sobre a determinação de uma mulher forte com um passado sombrio.
Warm Bodies (2013)
Para os que preferem uma coisa mais juvenil, ou são românticos incuráveis que acreditam que os monstros também são capazes de amar, tenho uma sugestão. E não, não é o Twilight; ainda me lembro quando o filme foi anunciado dentro da categoria do terror em alguns sites e o quanto o é por motivos não intencionais.
O que vos sugiro é Warm Bodies (2013). O filme, com Nicholas Holt e Teresa Palmer, é sobre o amor poder curar tudo. Se gostam deste tipo de lamechices, o filme é o ideal para a vossa noite do Dia dos Namorados. Já eu, dispenso.
Outras sugestões
É claro, poderia sempre sugerir o clássico Dracula (1992) e não haveria como falhar com essa sugestão. Porém, sou uma mulher que gosta de arriscar a própria pele e não fazer escolhas seguras. Se, por acaso, tiverem tempo para mais do que um filme, vejam ou revejam o Dracula. Faço isso duas vezes por ano e nunca me canso.
Em último, para os mais aventureiros e que gostam de desperdiçar tempo, ficam dois dos filmes que vi e eliminei de imediato das minhas recomendações: My Bloody Valentine (2009), com o maravilhoso, mas arruinado, Jensen Ackles; e o recentíssimo Bones and All (2022), que é um Twilight com canibais onde o passado se repete e se desperdiçam bons atores (não me odeiem, odeiem só o filme).
GOSTASTE? PARTILHA!
Maria Varanda
Diz-se que nasceu em Portugal em 1994, pelo menos nesta reencarnação. Quando a terceira visão está alinhada, brotam ideias na sua mente que a inquietam e tem de as transcrever para o papel para sossegar o espírito. Chamam-lhe imaginação, mas se calhar as ideias vêm de outro lado, e Maria serve apenas de meio de transmissão. Procura-se quem queira ouvir a mensagem.