Dia do Ambiente — 13 Filmes de Terror Ambiental

Sim, temos um subgénero para cada dia comemorativo.

Animais assassinos, plantas carnívoras, invasões de bichos (deste mundo), vírus e catástrofes naturais. Temos ideias para tudo.

 

As nossas ideias sobre este subgénero estavam um pouco dispersas, pelo que decidimos pedir ajuda aos nossos fãs no Instagram. Confessamos que pensámos que eles ficassem na dúvida do que seria isto do terror ambiental, mas obviamente que não só sabiam como deram sugestões que nem nos tinham passado pela cabeça. Foi assim que nasceu este artigo com 13 filmes em que, basicamente, a natureza «se passa» com esse animal, às vezes bruto e inconsequente, que é o ser humano.

Annihilation (2018), de Alex Garland

«Uma bióloga junta-se a uma expedição secreta com outras três mulheres numa região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela terá de lidar com uma misteriosa contaminação, um animal assassino e procurar por pistas de colegas que desapareceram, incluindo o seu marido.»

Bunker ou Contos que Ouvi Depois do Mundo Acabar (2020), de João Estrada

Em vez da sinopse oficial da curta-metragem vencedora do Prémio de Cinema Português no Fantasporto 2020, preferimos esta citação do realizador, retirada da entrevista dada à Fábrica (podes ler tudo aqui): «A questão do comportamento do grupo em contraponto às opções individuais sempre foi a questão central do filme. Interessou-me, acima de tudo, fazer um filme de contrastes. Estes sobreviventes, num mundo lá fora que tem tudo para os destruir, sobrevivem porque trabalham em conjunto. Quando encontram um porto de abrigo, um oásis, chamemos-lhe assim, que lhes oferece temporariamente refúgio e conforto, esquecem-se de que precisam daquela união para subsistir.»

Erva Daninha (2019), de Guilherme Daniel

«Uma semente negra entranha raízes no espírito de um homem e de uma mulher.» Esta curta-metragem, que conta o dilema de um casal de agricultores perante um terreno infértil, ganhou o prémio de melhor curta na edição de 2019 do MOTELX.

Gaia (2021), de Jaco Bouwer

«Uma guarda florestal ferida durante uma missão de rotina é salva por dois eremitas. O que inicialmente é um resgate bem-vindo, rapidamente se torna suspeito à medida que o filho e o pai que a salvaram revelam a sua devoção à floresta.»

In the Earth (2021), de Ben Wheatley

«Enquanto o resto do mundo procura a cura para um vírus implacável, um cientista e um guarda florestal aventuram-se nas profundezas da floresta numa visita de manutenção.»

Jaws (1975), de Steven Spielberg

«Um tubarão assassino provoca o caos e o medo numa praia de Cape Cod. O xerife, um biólogo marinho e um velho lobo do mar são o trio que vai enfrentar e tentar caçar este predador.»

Jurassic Park (1993), de Steven Spielberg

«Os paleontólogos Alan Grant (Sam Neill), Ellie Sattler (Laura Dern) e o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum) fazem parte de um seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros criados a partir de ADN pré-histórico. Mas, após uma falha de energia, os visitantes descobrem, aos poucos, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça.»

La Nuée (2020), de Just Philippot

«O negócio do viveiro de gafanhotos de uma mãe solteira não corre bem, até que descobre, por acidente, que o gosto dos animais por sangue aumenta as suas capacidades de sucesso. Mas esta descoberta tem de ser mantida em segredo a todo o custo.»

The Birds (1963), de Alfred Hitchcock

«Uma socialite (Tippi Hedren) de São Francisco desloca-se até uma pequena cidade do norte da Califórnia para se encontrar com um possível namorado. Mas coisas bizarras começam a acontecer, quando os pássaros da cidade começam a atacar os humanos indiscriminadamente e sem razão aparente.»

The Happening (2008), de M. Night Shyamalan

«Um professor de ciências, a sua esposa e uma rapariga lutam para sobreviver a uma praga de origem desconhecida que leva os infectados a cometerem suicídio.»

The Last Man on Earth (1964), de Ubaldo Ragona e Sidney Salkow

«Quando uma doença transforma a humanidade em mortos-vivos, o último sobrevivente torna-se num caçador de vampiros contra a sua vontade.»

The Little Shop of Horrors (1960), de Roger Corman

«Um jovem desajeitado cuida de uma planta e descobre que ela é carnívora, obrigando-o a matar para alimentá-la.»

The Silence (2019), de John R. Leonetti

«Ally Andrews (Kiernan Shipka), de 16 anos, perdeu a audição aos 13. Agora, enquanto os humanos estão a ser atacados por criaturas assustadoras que identificam as suas presas pelo som, tem de procurar refúgio com a sua família, e em absoluto silêncio.»