«Escolha ou Morra» (2022)

Um filme Netflix de Toby Meakins.

Nunca fui muito fã de jogos de computador e, depois de ver Choose or Die (Escolha ou Morra), prefiro não me aventurar nesse território, não vá a coisa dar para o torto.

Maria Varanda

O nosso livro está à venda!

Choose or Die é um filme Netflix que estreou no ano de 2022, e há algum tempo que o tenho na calha para a Sessão da Noite. Fala-nos de uma jovem programadora, Kayla (Iola Evans), com uma história pessoal pesada e difícil, que encontra um antigo jogo dos anos 80 e decide experimentá-lo. As consequências que advêm da sua decisão são catastróficas, e Kayla tem de tomar uma série de escolhas horrendas quando o jogo se funde à realidade.

Não posso jurar pela veracidade dos pormenores técnicos do filme (deixo essa parte para os amantes de videojogos e programação), mas Choose or Die é certamente inovador. É o primeiro filme sobre jogos ou eletrónica assombrada? Claro que não, mas o estilhaçar entre a realidade e o jogo, as escolhas oferecidas e as inúmeras reviravoltas são o que tornam Choose or Die um filme de destaque dentro dos do género.

Altamente focado nas consequências das decisões de um jogador ao qual são oferecidas sempre duas opções igualmente terríveis e desafiantes, Choose or Die ainda nos consegue oferecer envolvimento e empatia pelas personagens, crescimento de caráter, uma reviravolta surpreendente numa última escolha difícil e um sentimento, de certa forma, de justiça.

Choose or Die está disponível na plataforma de streaming Netflix e é, finalmente, a escolha desta Sessão da Noite.