«Fala Comigo» (2023)

Um filme de Danny e Michael Philippou.

São 23 h 54 do dia 23 de agosto de 2023. Não estou bem certa do caminho que fiz desde o CC Colombo até casa, nem de abrir o computador e criar o ficheiro. Estive quatro minutos a olhar para a página apenas com o nome do filme. Ainda não consegui processar o que vi.

Maria Varanda

Os nossos livros estão à venda!

Os leitores da Sessão da Noite sabem que não sou moça de ficar sem palavras; tenho sempre muita coisa a dizer sobre todos os filmes de que aqui se fala. Ora, minha gente, temos uma estreia.

Fala Comigo (Talk to Me) é um filme australiano escrito por Danny Philippou, Bill Hinzman e Daley Pearson e cuja direção é obra de Danny e Michael Philippou. Os gémeos Philippou estiveram envolvidos na equipa técnica do filme Babadook e são conhecidos pelo seu canal de Youtube, mas foi só em outubro de 2022 que a sua longa-metragem chegou ao Adelaide Film Festival e, meses mais tarde, em julho de 2023, estreou nos cinemas australianos. A antestreia em Portugal foi a 23 de agosto, estando disponível nas salas portuguesas a partir de dia 24 — valeu a pena a espera.


«Quando um grupo de amigos decide comunicar com os espíritos através de uma mão embalsamada com capacidades psíquicas e mediúnicas, uma força sombria é libertada.»


A sinopse de Fala Comigo é simples, mas nem sabem o que vos espera.

A ideia é inovadora, o enredo está imensamente bem desenvolvido e as personagens são tão cheias de camadas como um mil-folhas ou uma cebola — doces e acres em simultâneo. Os sustos por sobressalto são usados num mínimo possível, sendo Fala Comigo um daqueles filmes de que tínhamos muitas saudades, no qual uma impressãozinha entra por debaixo da pele e se instala na coluna, envolvendo-nos o peito com os seus braços frios e segurando as pálpebras, forçando os olhos a estarem abertos. E, quando os créditos passam, vem connosco para casa. Essa impressãozinha é o medo. É o horror no seu estado mais puro.


Não me recordo do último filme que se tenha embrenhado na minha cabeça ao ponto de não me lembrar do caminho para casa.

E é por isso que faço as minhas apostas, mesmo sabendo que o último trimestre de 2023 reserva filmes cujo título é de alto gabarito, de que Fala Comigo é o melhor filme deste ano. Bolas, Fala Comigo está facilmente nos melhores filmes dos últimos cinco anos, pelo menos.

O elenco faz jus a uma história que é mais do que digna de fazerem o esforço de calçar os sapatinhos da rua e porem-se a caminho do cinema mais próximo. As probabilidades de se arrependerem são muitíssimo inferiores a um por cento. Eu já o vi e tenciono revê-lo nos próximos dias (talvez mais do que uma vez), mas tenho a certeza de que a minha opinião será imutável.

À data, Fala Comigo já arrecadou mais de 50 milhões de dólares contra um orçamento de 4,5. A cargo da distribuidora A24, o filme independente já tem aprovada e garantida uma segunda corrida ao grande ecrã com uma sequela. Agora, é só esperar.

Fala Comigo está nas salas de cinema portuguesas à vossa espera. Vemo-nos lá.