«Exophobia», de Zarc Attack
Um videojogo retro sci-fi português.
Acordam numa nave rodeados de corpos alienígenas. Serão capazes de sobreviver?
Autora: Martina Mendes
Exophobia (que significa medo ou ódio por seres estranhos), desenvolvido pela empresa portuguesa Zarc Attack, é um jogo onde terão de navegar por um mapa, descodificando alguns puzzles (e, no meu caso, obrigando-me a ir ver que controlos usar, porque despachei o tutorial. Quem é que gosta deles?) para poderem ir avançando no território composto por diversos andares, cada um com um ambiente único.
Criado por José Castanheira, Pedro J. Costa (som) e Miguel Cintra (efeitos especiais), Exophobia fez parte da seleção oficial do 8.º Indie Game Contest no Strasbourg Festival (2020) e ganhou o Spotlight Award do Loading Zone no Lisboa Games Week.
Como é um FPS (First-Person Shooter), não sabemos, na verdade, se somos realmente humanos. Será? Seremos os sobreviventes ou os invasores? Afinal, a nave onde estamos está repleta de soldados extraterrestres. Humanos nem vê-los.
Ainda que exista esta dúvida, é um jogo que entretém. Não só vamos avançando no mapa exterminando estes seres, cada vez mais fortes, como conseguimos ir melhorando a nossa arma e descobrir pedaços da história. Cabe a cada um completar o enigma.
Confesso que não é o meu tipo de jogo favorito, mas o certo é que me manteve a jogar até o final da demo (com pausas, óbvio, uma pessoa não é de ferro).
Para os fãs de sci-fi e de jogos de progressão metroidvania (jogos com mapas e vários caminhos para chegar à conclusão da história), Exophobia tem um ambiente que vos deixará agarrados à procura de todos os segredos.
Saiu oficialmente a 23 de julho de 2024 e já está disponível aqui para jogarem a nova versão, tendo acesso a uma live do próprio criador!