Fábrica do Terror recebe nomeações da European Science Fiction Society

A Fábrica do Terror é um dos nomeados para Melhor Publicação de Internet e Melhor Promotor nos Prémios ESFS.

Na edição de 2023, a Fábrica do Terror é selecionada para integrar uma lista de nomeados europeus, para os prémios de Melhor Promotor e Melhor Publicação de Internet.

A notícia de que a Fábrica do Terror estava nomeada para os Achievement Awards e para os Hall of Fame Arards da ESFS (European Science Fiction Society), na categoria de Melhor Publicação de Internet e na categoria de Melhor Promotor (atribuída à nossa editora-chefe, Sandra Henriques) apanhou todos os seus membros de surpresa. Uma boa surpresa, como podem imaginar.

Este reconhecimento, fruto de uma seleção feita por representantes em cada país nomeado, deixou-nos para lá de satisfeitos e agradecidos. Trocaram-se, como resultado, mensagens em caps lock, com múltiplos pontos de exclamação. Houve referências a champanhe que ficarão, muito provavelmente, dentro do campo do simbólico — e não interessa que fiquem. Neste ponto, percebe-se que a nomeação sabe a vitória.


Isto porque vemos assim validado, no nosso próprio país, todo o esforço que tem sido empregue no desenvolvimento deste projeto pioneiro para a divulgação do terror nacional. Um obrigado sentido a todos os que nos acharam merecedores desta distinção.


A concorrer para o prémio de Melhor Publicação de Internet (onde se inclui não apenas a ficção científica, mas toda a ficção especulativa), encontram-se dez candidatos europeus: Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Ucrânia. No prémio de Melhor Promotor, por sua vez, os candidatos são sete: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Itália e Portugal. Estamos naturalmente, e de forma muito tendenciosa, a torcer pelo mais ocidental de todos eles.

É de referir, contudo, que o nosso país está muito bem representado em diversas categorias:

ACHIEVEMENT AWARDS

 

Melhor Publicação de Internet

Fábrica do Terror

 

Melhor Obra de Arte

The Many Deaths of Laila Starr, de Filipe Andrade

 

Melhor Obra de Ficção Escrita

Unto the Godless What Little Remains, de Mário Coelho

 

Melhor Fanzine

Umbra 3, Vários

 

Melhor Obra Infantil

O Cuquedo — Guia Prático do Susto, de Clara Cunha.

HALL OF FAME AWARDS

 

Melhor Artista

André Mata

 

Melhor Autor

Bruno Martins Soares

 

Melhor Editora

Saída de Emergência

 

Melhor Promotor

Sandra Henriques

 

Melhor Revista

Bang!

 

Melhor Tradutor

Luís Filipe Silva

A Eurocon, onde os vencedores de todos os prémios serão anunciados, realiza-se em Uppsala, na Suécia, de 8 a 11 de junho. Desejem-nos sorte.