Locais a visitar: Sanatório de Valongo (Gondomar)

Há histórias de espíritos, vultos que são vistos durante a noite e rituais satânicos

A caminho do Fantasporto, dois operários da Fábrica decidiram visitar o Sanatório de Valongo.     

De Telma Cebola

Oficialmente denominado de Sanatório de Montalto ou Sanatório de Monte Alto, foi um estabelecimento de saúde para tuberculosos, e encontra-se na freguesia de São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, em Portugal.

Inaugurado em 1958, com a finalidade de tratar pessoas tuberculosas, este sanatório esteve aberto por um breve período de tempo, tendo sido encerrado em 1975. Foram feitas duas propostas no sentido de transformar o edifício numa pousada da juventude, em 1998 e 2001, mas ambas foram rejeitadas no Parlamento.

O edifício foi construído para albergar cerca de 300 pacientes, tendo uma área aproximada de 88 mil m². O complexo incluía uma escola, uma lavandaria, um reservatório de água e uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Enfermos (agora em ruínas, mas passível de se visitar).


Uma curiosidade interessante é que este edifício foi desenhado pelo arquiteto José Júlio de Brito, também responsável pelo Teatro Rivoli (onde se realizou o Fantasporto em 2022).


Agora vamos ao que realmente interessa. E as histórias de arrepiar, com fantasmas e espíritos? Pois bem, durante a nossa visita ao sanatório, talvez por ser de dia, não demos de caras com nenhum fenómeno inexplicável ou vultos no escuro.

O edifício está em muito mau estado, degradado, notando-se a passagem dos anos e de alguns fogos (parece que, durante alguns anos, foi usado para exercícios dos bombeiros locais), assim como muita arte urbana.

O único momento de «terror» foi mesmo a chegada ao topo do edifício — e perdoem-me o trocadilho fácil — em que a vista é de cortar a respiração! No entanto, um dos operários mais «sensitivos», sentiu algum peso e mal-estar durante a visita ao rés do chão do sanatório. Parece que neste local se encontrava a morgue e, talvez pela sugestão (ou não), o ambiente parecia mais pesado.

De resto, é só um local com uma vista lindíssima para a Serra de Santa Justa e, devido ao seu aspeto abandonado, quem sabe, um local para inspirar histórias de terror.

Apesar disso, e ao falar com alguns locais, ficámos a saber que o sanatório envolve várias histórias de espíritos, como vultos que são vistos durante a noite, rituais satânicos ou a história do rapaz que caiu no poço do elevador até ao rés do chão, sem sofrer nenhum ferimento.


Verdade ou não? Só podemos confirmar quando lá voltarmos, durante a noite, talvez fazendo uma sessão espírita, para convidar os nossos amigos sobrenaturais a contarem-nos mais.