«Misericórdia», álbum de José Pedro Pinto

Música original para órgão de tubos

Sobre este projeto

Misericórdia é um álbum de música original para órgão de tubos, escrito e gravado por José Pedro Pinto, no histórico instrumento do séc. XVIII da Igreja da Misericórdia de Viseu.


Misericórdia é também uma curta-metragem de Gonçalo Loureiro, protagonizada por Teresa Queirós, que reimagina mitologias do interior de Portugal sob uma estética reminiscente do cinema mudo e do folk horror moderno.


Os dois trabalhos coexistem em sinergia: o filme usa duas das músicas do álbum para a sua banda sonora, e o álbum encontrou no filme uma maneira de se encontrar com um público à partida distante do classicismo do órgão de tubos. A curta tem traçado um bom percurso por festivais, com prémios e nomeações no Fantasporto, MOTELX, Vistacurta e Festival Ecos do Lima.


A estética de ambos (álbum e música) foi ditada por uma paixão comum do músico e do realizador pelo cinema de folk horror, pelas mitologias e lendas locais das terras onde ambos foram gravados (Viseu, Vouzela e Oliveira de Frades), e por uma vontade comum de trabalhar e criar nestas terras, poucas vezes associadas ao campo das artes.


Biografia de José Pedro Pinto

Compositor e instrumentista formado em guitarra clássica. A sua música combina essa formação clássica com a severidade da guitarra acústica de 12 cordas e a imponência do órgão de tubos — instrumento para o qual edita, em 2021, o álbum Misericórdia, gravado no histórico órgão da Igreja da Misericórdia de Viseu.

OUVIR NO YOUTUBE