MOTELX: Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato

Candidata ao Prémio Méliès d’Argent – Melhor Longa Europeia

Cláudio André Redondo

O nosso livro está à venda!

Os Demónios do Meu Avô é um filme de animação português que conta a história de Rosa, uma mulher que vive dedicada ao trabalho até ao momento da morte do seu avô, episódio que a leva a ser despedida. Rosa decide então voltar à casa do avô, local onde foi criada, para tentar reencontrar-se e procurar algum conforto na perda do mesmo. Aí, percebe que o homem carinhoso que sempre a ajudou tinha demónios que ela desconhecia, sendo que, por isso, as pessoas da aldeia o viam como um pária, a quem atribuíam todos os infortúnios que aconteciam na região.


Rosa parte numa missão para descobrir a verdade e desfazer os males que o avô fez, acabando por se descobrir a si mesma no percurso.


O filme conta com dois estilos de animação, um deles 2D, com linhas simples, modernas, usado durante as partes situadas na cidade, que se poderia dizer representar o stress e a pressa constante em que se vive nas grandes metrópoles. O segundo estilo, em stop motion, com um ar mais tradicional e mais bem trabalhado, representa a vida no campo, mais difícil, mas com muito mais detalhes.


No seu todo, é um filme muito bem executado.


Os Demónios do Meu Avô é uma história que representa muito bem as típicas personagens de uma aldeia de interior, com diálogos excelentes, representações e caracterizações muito bem conseguidas e uma história repleta de elementos fantásticos que nos prendem ao ecrã, deixando-nos com um sorriso na cara durante todo o filme.