Nalgas Film Festival, no Passos Manuel (Porto)

Dia 3 de dezembro (sábado)

O podcast de cinema Nas Nalgas do Mandarim, em parceria com a iniciativa Passos no Escuro, apresenta a primeira edição do Nalgas Film Festival, um festival de cinema com nome ousado e duração atípica: todos os eventos e visionamentos do certame acontecerão durante um único dia. Preço único de 6 € por bilhete.

Com base no Cinema Passos Manuel no Coliseu do Porto, serão vários os motivos de interesse para aqueles que visitarem o festival. Para marcar o arranque do mesmo, a abertura de portas às 16 h é acompanhada por uma Feira do Colecionador que terá presente vários colecionadores de memorabilia cinéfila — com destaque para formatos físicos como DVD, VHS ou Blu-Rays — a expôr, para trocas ou vendas, parte das suas colecções. Para abrir as hostilidades no grande ecrã do Passos Manuel, e aproveitando a presença de tantos cinéfilos que não trocam as suas prateleiras pelas mais diversas plataformas de streaming disponíveis no mercado, será exibido em estreia absoluta o trabalho Streaming vs Colecionismo, do conceituado canal de YouTube Cineblog, de JB Martins.

Segue-se, a partir das 17 h 30, a exibição de várias curtas-metragens nacionais, com especial destaque para os miniciclos dedicados às filmografias do açoriano Francisco Lacerda, com Freelancer (2017), Karaoke Night (2019) e Cemitério Vermelho (2022), e do multifacetado Filipe Melo, com Sleepwalk (2018) e O Lobo Solitário (2021). O festival irá ainda marcar a estreia absoluta na cidade do Porto dos mais recentes trabalhos de Luís Alves, com O Caso Coutinho (2022), e de Ricardo Machado, com The Muppet-Face (2022).

Depois de uma pausa para jantar, o Nalgas Film Festival retoma, a partir das 21 h, com os lançamentos e sessões de autógrafos com os autores de três livros: o mais recente anuário do Videoclube do Sr. Joaquim, o livro Cinememórias, de O Rato Cinéfilo, e a obra de banda desenhada Quarentugas, de André Oliveira e Pedro Carvalho.

Para encerrar o festival, a promessa dos organizadores de uma sessão única e «inesperadamente interactiva» do clássico de culto de 1987 do já falecido realizador espanhol Bigas Luna, Anguish. Um filme dentro de um filme, passado numa sala de cinema, exibido, como merece ser, numa sala de cinema.
Já estão disponíveis para reserva antecipada os bilhetes para o festival — limitados à lotação da sala, cerca de 150 lugares — através do e-mail nalgasfilmfestival@gmail.com, indicando primeiro e último nome e número de bilhetes pretendidos. Preço único de 6 € por bilhete, dando este acesso a todos os eventos do festival.

A primeira edição do Nalgas Film Festival conta com o apoio de CINEBLOGCINEMA EM PORTUGALFIO CONDUTORSALA AZULSEGUNDO TAKE e VHS.

Programação Completa:

16 h 00 Feira do Colecionador

17 h 15 Streaming vs. Colecionismo

17 h 30 The Muppet-Face

17 h 45 O Caso Coutinho

18 h 10 Freelancer

18 h 30 Karaoke Night

18 h 40 Cemitério Vermelho

19 h 00 Sleepwalk

19 h 15 O Lobo Solitário

21 h 15 Cinememórias, O Anuário do Videoclube do Sr.Joaquim, Quarentugas

22 h 15 Anguish