Nosferatu: 100 Anos de Terror
Em 2022, celebra-se o centenário do filme Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens (em português, Nosferatu, o Vampiro), de F. W. Murnau (1922), um clássico do cinema de terror e do expressionismo alemão.
Enquanto adaptação cinematográfica não autorizada de Dracula, de Bram Stoker (1897), Nosferatu, além de obra paradigmática da sua época, tornou-se fonte de inspiração para projetos futuros, inseridos no género do terror, tais como Bram Stoker’s Dracula, de Francis Ford Coppola (1992), Dracula Untold, de Gary Shore (2014) e Dracula, de Mark Gatiss e Steven Moffat (2020).
Para comemorar os cem anos desde a sua estreia, três mestrandos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Patrícia Sá, Alexis F. Viegas e Bianca Burlacchini), a convite da Prof.ª Dr.ª Claudia J. Fischer, juntaram-se para organizar um evento com a finalidade de unir entusiastas do terror e do cinema, quer na esfera académica, quer além dela. O evento em questão intitula-se «Nosferatu: 100 Anos de Terror».
Tendo a sua origem numa colaboração entre o Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) e o Departamento de Estudos Germanísticos (DEG), ambos parte da referida faculdade, este evento tem como finalidade, de acordo com o website oficial, «proporcionar um espaço de exposição artística, discussão crítica e interação do público com esta obra».
Nesse sentido, o evento contará com a projeção do filme, uma mesa-redonda com artistas convidados e uma conversa com um painel de oradores. Tudo isto, juntamente com a data e o local da projeção, ainda está por definir.
Por enquanto, a equipa do Projeto Nosferatu abriu uma chamada para trabalhos artísticos. De acordo com a página do website oficial:
«Esta chamada para trabalhos artísticos procura submissões que, no seu caráter particular, dialoguem com Nosferatu nas mais variadas vertentes temáticas e técnicas que o compõem — a relação entre cinema e literatura, o chiaroscuro, o terror do desconhecido, entre outras —, conferindo-lhe uma nova interpretação, mais contemporânea.»
Esta iniciativa constitui uma oportunidade para artistas interessados nestas temáticas partilharem a sua visão acerca de Nosferatu, atualizando-o e reinterpretando-o. As propostas podem ser enviadas para o e-mail oficial do Projeto (projetonosferatu@gmail.com) até 15 de maio de 2022.
As formas de arte incluídas nesta chamada vão desde a ilustração à animação, da fotografia a curtas fílmicas, de coreografias a peças musicais, de poemas a contos. Até a arte do cosplay tem o seu lugar.
A equipa procura uma variedade de obras e de artistas, de modo a não só contribuir para a divulgação de novos talentos, mas também a partilhar diferentes perspetivas, contemporâneas, de um filme que influenciou muito do que hoje se considera cinema de terror. Assim, aposta-se na intemporalidade destas temáticas, dando a conhecer formas variadas de as interpretar.
Todas as informações disponíveis até ao momento podem ser consultadas no website oficial do evento (https://nosferatu100anos.wordpress.com) e na página oficial de Instagram (https://www.instagram.com/nosferatu100anos/).