Madeira Fantastic Filmfest 2024 arranca a 20 de março

VIII Edição do Festival de Cinema Fantástico atrai mais de 270 participantes de todo o mundo.

De 20 a 23 de março, a Sala Multiusos do Centro Cultural e de Investigação do Funchal servirá de palco à oitava edição do Madeira Fantastic Film Fest, o primeiro evento regional dedicado ao cinema dos géneros fantástico, thriller e terror.

A produção do festival está ligada ao Cinema 4 Latas Coop.V., entidade cultural responsável pela organização do Rural FilmFest, que se realiza em Espanha.

Este Festival foi acolhido e apoiado desde as suas primeiras edições pela Associação do Filme, Televisão e Multimédia da Madeira – AFTM. Conta também com o apoio do Centro Cultural e de Investigação do Funchal e o patrocínio da Câmara Municipal do Funchal, que possibilitaram conjuntamente a realização desta edição, cuja direção operacional se encontra a cargo de Nohelia Rodrigues Andrade, Jaume Quiles e Alberto Gutierréz.


Em destaque nesta edição do MFFF, temos a qualidade e o elevado número de inscrições, que chegaram às 274 e que concorrem às categorias de melhor curta-metragem e longa-metragem nacional e internacional e melhor curta-metragem madeirense.


A Direção do Festival assinala o «elevado nível de qualidade dos trabalhos submetidos para apreciação e seleção» e o facto de terem sido recebidas «inscrições de todo o mundo através das plataformas Filmfreeway e Festhome, sendo que o maior número de inscritos tem origem nos Estados Unidos da América e em Espanha, seguidos de Portugal, França, Reino Unido, Itália e Brasil.
Na seleção oficial Melhor Curta Nacional, estão a competir três produções: Paralysis, de Inês Monteiro, Maelstrom, de Pedro M. Afonso, e Fantasma, de Vasco Viana e Siddesh Shetty. Na categoria Melhor Longa Nacional: Titus, de Rui Neto & Jorge Albuquerque.

Na categoria Melhor Curta Madeirense: Dead Wheel, de Ariana Santos e Virgínia Barbosa, e We’re All Involved In This, de Argenis Figueira Nunes e Merícia Lucas Andrade.
Estão também selecionadas 14 curtas-metragens e 1 longa-metragem na categoria internacional. Todas as exibições são gratuitas e o público pode votar no seu filme favorito e, assim, premiar uma obra com o Prémio Z.

O Júri da Categoria Nacional está a cargo do Professor da UMa, Carlos Valente — Professor Associado na Universidade da Madeira que desempenha funções docentes nas áreas de Educação Estética e História da Arte.

No Júri da Categoria Internacional, temos Pedro Pão, responsável pela curadoria e programação do Screenings Funchal e Virgílio Marcelo Jesus, gestor de projetos digitais, editor de conteúdos SEO e um amante nato da 7.ª arte.

Maria João Gouveia será a apresentadora desta 8.ª Edição do MFFF, o que faz desde 2018. Maria João é Mestre em Design de Media Interativos pela UMa e apaixonada pelas artes, tendo iniciado em 2021 a pintura mural, algo que tem vindo a aprofundar.

Programação do Madeira Fantastic Filmfest 2024

Quarta-feira, 20 de março
19 h – 21 h

Amaia’s Guests, de George Todria (Espanha)
Paralysis, de Inês Monteiro (Portugal)
Mångata, de Maja Costa (Alemanha)
Dativa, de Daniel Calavera (Espanha)
Heat Wave, de Isaac Berrocal Bravo (Espanha)
Oldmen Rule, de Alexander Gavrilov (Federação Russa)
Co-Haunting, de Adrián Carande, Pepe Rico Piqué & Paula Sánchez Álvarez (Espanha)
Sincopat, de Pol Diggler (Espanha)
Dead Wheel, de Ariana Santos & Virgínia Barbosa (Madeira, Portugal)

Quinta-feira, 21 de março
19 h – 21 h

Phoenix Incident, de Keith Arem (Estados Unidos)
Maelstrom, de Pedro M. Afonso (Portugal)

Sexta-feira, 22 de março
19 h – 21 h

Opulence, de Clément Rière (França)
Stop Dead, de Emily Greenwood (Reino Unido)
Innermost, de Maing Caochong (China)
The Fisherman’s Wife, de Jared Watson (Estados Unidos)
4 Little angels, de Julio Martí Zahonero (Espanha)
Grandmother, de Francis Fortin (Canadá)
Fantasma, de Vasco Viana & Siddesh Shetty (Portugal)
I’m Not a Robot, de Victoria Warmerdam (Holanda)
We’re All Involved In This, de Argenis Figueira Nunes & Merícia Lucas Andrade (Madeira, Portugal)

Sábado, 23 de março
19 h – 20 h

Titus Dir. Rui Neto & Jorge Albuquerque (Portugal)

20 h

Entrega de prémios e encerramento do festival