Passos no Escuro encerra temporada com «Tombs of the Blind Dead»

Um clássico do terror ibérico com ligação a Portugal.

O ciclo Passos no Escuro despede-se da temporada com uma sessão especial do filme Tombs of the Blind Dead (La Noche del Terror Ciego, 1972), de Amando de Ossorio, a exibir no dia 2 de julho, às 22 h, no Cinema Passos Manuel, no Porto.

Considerado um dos marcos fundadores do terror ibérico, o filme deu início a uma saga cult em torno de cavaleiros templários cegos e ressuscitados, cuja iconografia gótica e atmosfera lenta conquistaram o público internacional ao longo das décadas. Menos conhecida é a sua ligação a Portugal: trata-se de uma coprodução hispano-portuguesa, com várias cenas filmadas em território nacional. O filme será exibido através de uma cópia digital restaurada a partir dos negativos originais.

Para assinalar a ocasião, a sessão contará com uma introdução em vídeo especialmente gravada por Stephen Thrower, autor e historiador de cinema reconhecido pelas suas obras dedicadas ao cinema de terror europeu e marginal (como Nightmare USA ou Murderous Passions: The Delirious Cinema of Jesús Franco). O vídeo, realizado em exclusivo para esta sessão, dará contexto ao filme e à obra do realizador.

Esta não é a primeira vez que o Passos no Escuro encerra a temporada com um título de terror ligado à produção nacional, sublinhando o compromisso do ciclo com a redescoberta de obras menos visíveis, mas fundamentais para compreender o cinema de género em Portugal e na Europa.


Os bilhetes têm o custo de 6 € (ou 4 € com cartão Tripass) e podem ser adquiridos em www.passosnoescuro.com ou no local, a partir das 21 h 30.