Quem Tem Medo do Escuro?
Quatro leituras para uma noite (mais) tranquila.
Se são leitores corajosos que não têm medo de nada — nem de cobras venenosas, monstros peludos ou aracnídeos repugnantes —, mas o Escuro vos faz hesitar um bocadinho, então vieram ao sítio certo.
Realmente, o Escuro impõe um certo respeito. Além de não ser fácil de descortinar, tem aquela mania irritante de se esconder em sítios já por si assustadores, como a cave ou o nosso armário, aumentando o pavor por aquilo que não conseguimos ver.
Depois de lerem estas quatro sugestões, no entanto, vão ficar «tu cá, tu lá» com o Escuro. Ainda acabam por convidá-lo para uma festa de pijama, ler com ele histórias assustadoras até adormecer e, no fim, acabam amigos para a vida.
Eu Não Tenho (Muito) Medo do Escuro, Anna Milbourne, Jacarandá
Recomendado para 4+
Durante o dia, está tudo controlado. Relaxamos. O escuro é pequenino e esconde-se debaixo das coisas. Quando o Sol se põe e o escuro se estica, ficando maior, é que começam os problemas. E surgem os nossos medos. Dentro de casa, podemos acender as luzes, mas como fazemos quando temos de as apagar para ir para a cama? E se os nossos pais resolvem ir acampar, o que fazer num sítio onde o escuro é ainda mais escuro? Bem, não vamos entrar em pânico. Este livro tem estas e outras respostas importantes.
Antes de o abrirem, porém, sugiro que tenham convosco uma lanterna. Não, não é para afastarem o escuro ou lerem o que está escrito. É para projetarem as formas das estrelas nas paredes do quarto enquanto o leem. É este pormenor que torna esta leitura tão especial. Não elimina completamente o medo do escuro, mas torna-o menos assustador. E quando enfraquecerem o vosso medo, o escuro deixará de vos incomodar.
Site: https://www.presenca.pt/products/eu-nao-tenho-muito-medo-do-escuro
O Escuro, Lemony Snicket, Orfeu Negro
Recomendado para 4+
O que fariam se um dia o escuro começasse a falar convosco? E se vos pedisse para descerem até à cave? Iam? Embora o escuro também viva na minha casa, nunca interagiu comigo, com pena minha. Resolveu antes comunicar com Lucas, o menino desta história, que se encheu de coragem e foi investigar o que se passava. Às vezes, o que pensamos ser assustador não é assim tão mau.
Este livro foi considerado o Melhor Livro Ilustrado de 2013, pelo New York Times. Integra o Plano Nacional de Leitura.
Viagem ao Centro do Escuro, David Machado, Editorial Caminho
Recomendado para 4+
Quando a nossa irmã nos puxa pela mão e avança destemida para o escuro com o intuito de devolver à sua casa o monstro que a faz ter pesadelos, não nos resta outra alternativa a não ser ir com ela, para a protegermos de todos os perigos, mesmo que estejamos cheios de medo.
Com este livro, vão andar por caminhos perigosos, não vou mentir, mas tenho a certeza de que, quando chegarem ao Centro do Escuro, terão ultrapassado o medo e outras dificuldades também. Os laços entre irmãos são realmente muito fortes.
Podes Deixar a Porta Aberta?, Céline Person, Porto Editora
Recomendado para 4+
O Tomás quer que os pais deixem a porta aberta quando ele se vai deitar, mas não é porque tem medo do que possa aparecer quando ela está fechada. Nem tão-pouco para que a luz do corredor entre no quarto e elimine parte do escuro. O menino Tomás tem um segredo que só revelou ao seu ursinho de peluche e aos leitores desta história.
Se não estivermos tão concentrados no que nos mete medo, ficamos despertos para outras coisas bem mais importantes, como as aranhas que precisam de um lugar para tecer a teia, ou monstros que jogam às cartas dentro do armário. E mais não digo.
Site: https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/podes-deixar-a-porta-aberta-/28077676
GOSTASTE? PARTILHA!
Marta Nazaré
Marta Nazaré, nascida em Lisboa, a 5 de março de 1981, é formada em Letras e Tradução de Inglês. Dedica-se a tempo inteiro à tradução de livros infantojuvenis e à legendagem de filmes e séries.
Descobriu o terror em tenra idade na papelaria do bairro que vendia a coleção «Arrepios», de R. L. Stine. Ainda hoje, o terror infantojuvenil é o seu género preferido.