«Sangue Novo» ganha o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa 2022
De acordo com a página oficial do Fórum Fantástico: «Os Prémios Adamastor do Fantástico são organizados pelo Colectivo Trëma, pretendendo evidenciar anualmente a produção nacional no género Fantástico, em vários formatos».
Estes prémios anuais são divididos em quatro categorias: Literatura Fantástica Estrangeira, Ficção Fantástica em Banda Desenhada, Ficção Fantástica em Conto e Grande Prémio da Literatura Fantástica Portuguesa.
Para os criadores do género, é um dos prémios mais importantes do ano, porque reflete a escolha do público, sendo os leitores a votar nas suas obras favoritas.
«O Manicómio das Mães» (Sangue Novo), de Liliana Duarte Pereira (recorda a entrevista da autora à Fábrica do Terror aqui), ganhou o Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Conto. Dos dez contos a competir nesta categoria, cinco eram da antologia Sangue Novo – além do conto da Liliana, estavam também nomeados «Amor», de Patrícia Sá, «Bom Trabalho», de José Maria Covas, «Conta Comigo», de Martina Mendes, e «O Palco Vazio», de Susana Silva.
O Grande Prémio da Literatura Fantástica Portuguesa foi atribuído a Sangue Novo, uma edição de autor organizada por Pedro Lucas Martins. Os restantes nomeados eram A Oitava Era, de Filipe Faria (Editorial Presença), Embaixada, de Nuno Ferreira, Futuro, de Lívia Borges, Insight, de Bruno Martins Soares (as três obras da Editorial Divergência), Mors Amor, de Sónia Ferreira (IAEGCA), Na Imensidão do Universo (antologia editada pela Editorial Divergência) e Rua Bruxedo (antologia editada pela Imaginauta).
Fotografia: Paulo A. M. Oliveira