Série de animação «Turno da Noite» (2006)

Realizada por Carlos Fernandes, com guião de Nuno Duarte.

Os oito episódios estão disponíveis, gratuitamente, no canal de YouTube da Animanostra.

Avatar photo
Sandra Henriques

Quando entrevistei o Nuno Duarte a propósito d’O Baile, falámos de forma muito breve e passageira do Turno da Noite, uma série de animação, com apenas uma temporada de oito episódios curtos, que passou na RTP2 quase há duas décadas.


Falámos dela a propósito do espaço que o terror português ocupa (ou poderia ocupar) nos canais de televisão generalistas e porque foi também durante a sua produção que começaram a surgir algumas ideias de terror que iriam, mais tarde, servir de base à banda desenhada.


Na série, dois empregados de uma morgue, Doutor Semedo e Edmundo, fazem aquilo que é próprio da sua profissão: preparar os mortos. Até aqui, nada de estranho, incluindo as piadas secas e pouco respeitadoras dos falecidos com que o Doutor Semedo abre e fecha cada episódio. Depois, no entanto, surge o pormenor de que os mortos, quando o doutor não está na sala, desabafam com Edmundo (que nunca lhes dá troco) sobre o seu passado e como morreram. Nenhuma morte é igual à outra e é impossível não se rirem com a dose de azar destes cadáveres.

Infelizmente, na altura, isto passou-me completamente ao lado. Felizmente, todos os episódios estão disponíveis de forma gratuita no canal de YouTube da Animanostra: