Podcast «Oniroscópio» estreia-se no MOTELX
Bruá lança primeiro podcast interativo de terror em português.
Novo podcast insere-se na estratégia da produtora de desenvolver ficção e conteúdos narrativos em português e promover a inovação no setor. A aventura é narrada pelo ator e dobrador português Tobias Monteiro.
Oniroscópio é o nome do primeiro podcast interativo de terror original em português que se irá estrear durante o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Neste original da Bruá Podcasts, é o ouvinte que decide o progresso da sua história, optando pelo caminho que quer seguir, entre as diferentes opções que lhe são apresentadas, no fim de cada episódio. A estreia terá uma sessão exclusiva de audição ao vivo, apresentada pelo cofundador da Bruá, Luís Francisco Sousa, pelo guionista, Renato Rocha, e pelo narrador do podcast, Tobias Monteiro, no dia 13, às 21 horas, no Cinema São Jorge. A entrada para o evento é gratuita e os bilhetes podem ser levantados no dia da sessão.
Neste podcast, cada ouvinte assume-se como o protagonista da história, que se inicia com ele trancado no seu apartamento, até que um buraco na sua casa de banho lhe dá a oportunidade de viajar a um ou mais universos paralelos de terror.
Em cada episódio, o protagonista deambula por vários locais, conhecendo diferentes personagens e confrontando-se com situações clássicas do terror lovecraftiano. Da mesma forma que, em todas as histórias de H. P. Lovecraft, se encontram referências intertextuais, também este podcast desperta sonhos, memórias, sons, sinais, símbolos e outros mecanismos para dar ao ouvinte a sensação de que tudo é parte de um puzzle maior.
A aventura, da autoria da Bruá e escrita por Renato Rocha, guionista de várias telenovelas e autor de mistérios policiais e do podcast Teorias da Conspiração, é narrada por Tobias Monteiro, o ator e dobrador português, com uma larga experiência em cinema, televisão, locuções e dobragens.
Além de Oniroscópio ser o primeiro podcast de terror original em português, é também o primeiro no formato interativo. Ao todo, são 20 episódios, havendo ainda uma surpresa para os mais atentos que explorarem os diversos cenários.
«A unidade básica do podcast é o episódio, e os vários episódios estão organizados como os ramos de uma árvore. Alguns dos ramos cruzam-se e é possível “saltar” entre eles. Outros, mais isolados, encerram episódios surpreendentes só “desbloqueáveis” se uma sequência específica de decisões for tomada. Assim, é possível ouvir este podcast várias vezes e ser conduzido a diferentes desfechos», explica Luís Francisco Sousa, cofundador da Bruá Podcasts.
O original da Bruá Podcasts insere-se na sua estratégia de desenvolver ficção em português e promover a inovação no setor. «Na Bruá, procuramos sempre inovar e trazer conteúdos diferenciadores para o mercado português, ajudando a desenvolver o setor como um todo», acrescenta o responsável.
Após a sua estreia no festival MOTELX, Oniroscópio será disponibilizado nas diversas plataformas de podcasts, inclusive Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Sobre a Bruá Podcasts
Fundada em 2019, a Bruá Podcasts é uma produtora independente de podcasts portuguesa que produz conteúdos originais em português, procurando inovar e promover o desenvolvimento do setor em Portugal. Em simultâneo, apoia marcas na sua estratégia de comunicação através deste formato. A Bruá é uma referência no setor em Portugal, acompanhando as tendências internacionais e elevando a qualidade do conteúdo em português.
Mais informações em: https://www.bruapodcasts.com/