Sustinhos Especial de Natal
8 sugestões para entrar no espírito natalício.
Preparem-se para grandes surpresas, invasões de momirratos, assaltos a bancos na consoada e extraterrestres gananciosos. Com estas quatro leituras e estes quatro filmes, a contagem decrescente para a abertura das prendas até vai passar mais depressa.
Leituras Festivas
A Aranha Antonieta e o Sr. Natal, de Vanessa Namora Caeiro, Booksmile
Recomendado para 4+
Na aldeia das Árvores Amarelas, a aranha Antonieta e o primo Arthur aguardavam ansiosamente o Natal quando, de repente, ouviram um barulho ensurdecedor. O que encontraram não augurava nada de bom.
A partir das atividades didáticas deste livro, podem explorar as tradições natalícias. Mais ainda, e só por ser Natal, podemos descarregar o «fantoche de dedo mais aranhatástico de sempre» em https://bit.ly/MoldeAranhaAntonieta.
Mimi e Rogério Ajudam o Pai Natal, Korky Paul e Valerie Thomas, Gradiva
Recomendado para 4+
A bruxa Mimi e o gato Rogério adoram o Natal e enfeitam sempre a casa a rigor. E, claro, escrevem as cartas para o Pai Natal. O Rogério queria um rato de dar corda, latas de sardinha e um cobertor fofinho, mas a Mimi só queria uma coisa: uma surpresa maravilhosa. Podia ser qualquer coisa, desde que fosse uma surpresa, mas o que a bruxa não esperava era que o seu pedido envolvesse ajudar o Pai Natal com feitiços.
Alice na sua Maravilhosa Pastelaria: O Palácio de Bolo de Gengibre, Disney, Dom Quixote
Recomendado para 4+
Baseado na nova série do Disney Júnior, o Natal chega ao País das Maravilhas. A Rainha de Copas prepara um grande jantar, como é tradição todos os anos, mas uma invasão de momirratos interrompe o banquete. Cabe agora à Alice e aos amigos encontrar uma forma de resolver este problema para que ninguém fique sem consoada.
História Horrível: O Horrível Natal – Série Especial, de Terry Deary, Publicações Europa-América
Recomendado para 10+
As tradições de Natal não são como vos contaram. Esta compilação baseada em factos conta a verdade horrível sobre os nossos curiosos costumes e muito mais. Desde comida a ajudantes do Pai Natal mauzões, não há tragédia natalícia ou história arrepiante que falte nesta série especial que faz parte do Plano Nacional de Leitura.
Filmes Natalícios
Grinch, 2018 (Amazon Prime e Netflix)
Recomendado para 7+
A longa-metragem de 2000 (Amazon Prime e Netflix), com Jim Carrey no principal papel, é um clássico que passa sempre num canal qualquer nesta altura do ano. Um pouco como o Sozinho em Casa (Disney+ e Apple TV) ou o Música no Coração (Disney+). Mas já viram a animação de 2018?
O Grinch continua rabugento, com o habitual esquema arquitetado para arruinar o Natal na Vila-Quem, e há uma criança que se prepara para lhe estragar os planos (ou impedi-lo de cometer o maior erro da sua vida, dependendo da perspetiva).
Os Super Monstrinhos Salvam o Natal (Netflix)
Recomendado para todas as idades.
Em Pitchfork Pines, os Super Monstrinhos estão embrenhados nos preparativos para a noite de Natal, mas parece que uma série de tribulações põe tudo em risco. A única solução é unir esforços (e poderes) para restituir a eletricidade, enfeitar a árvore, encontrar as renas perdidas do Pai Natal, ajudar a distribuir presentes… Enfim, tudo acontece nesta animação de terror fofinho.
Um Natal do Outro Mundo (Netflix)
Recomendado para todas as idades.
E que tal uma animação stop-motion com extraterrestres? Posso garantir-vos que nesta história não há abduções a meio da noite nem experiências esquisitas, apenas um alienígena amoroso que é confundido com um brinquedo de Natal. O facto de o pequenote ter planos para destruir a gravidade da Terra e roubar todos os presentes não interessa nada. Concentrem-se na parte do amoroso, está bem?
Mauzões: Um Natal Mesmo Mau (Netflix)
Recomendado para todas as idades.
Se estão com dificuldade em entrar no espírito da quadra, este filme é para vocês. O Sr. Lobo e o seu bando preparam o maior golpe do ano: assaltar o banco quando todas as pessoas estiverem em casa a comemorar o Natal. Só que os planos para um Natal Assalt-acular foram por água abaixo no momento em que destruíram acidentalmente a figura gigante de São Nico, o símbolo do espírito natalício da cidade. Cabe agora aos Mauzões serem bons e evitarem que o Natal seja cancelado.
Antes de saírem deste artigo, não se esqueçam de passar pelas Sugestões de Natal Para os Mais Pequenos que publicámos em 2023.
GOSTASTE? PARTILHA!
Marta Nazaré
Marta Nazaré, nascida em Lisboa, a 5 de março de 1981, é formada em Letras e Tradução de Inglês. Dedica-se a tempo inteiro à tradução de livros infantojuvenis e à legendagem de filmes e séries.
Descobriu o terror em tenra idade na papelaria do bairro que vendia a coleção «Arrepios», de R. L. Stine. Ainda hoje, o terror infantojuvenil é o seu género preferido.